Diferentes cuidados para diferentes idades

Conselhos da Sociedade Portuguesa de Pediatria

Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), tanto em casa como na escola, «as mensagens de prevenção das doenças orais devem ser incorporadas nos comportamentos do dia a dia, com sentido de responsabilidade».

 

Muito resumidamente, as orientações do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral são as seguintes:


Até aos 3 anos

- A higiene oral inicia-se com a erupção do primeiro dente. Deve ser feita com uma gaze, dedeira ou escova macia. Os pais devem utilizar uma pequena quantidade de dentífrico fluoretado de 1000-1500 ppm (partes por milhão).


Dos 3 aos 6 anos

- A criança deve fazer a escovagem, com supervisão, pelo menos duas vezes por dia, uma delas antes de deitar. A escova deve ser macia e ter um tamanho adequado à boca da criança. O dentífrico fluoretado deve ter entre 1000-1500 ppm, e a quantidade é idêntica ao tamanho da unha do dedo mindinho da criança.


Mais de 6 anos

- A escovagem dos dentes deve ser efetuada pelo menos duas vezes por dia, uma delas antes de deitar. A escova deve ser macia ou média, de tamanho adequado à boca da criança. O dentífrico fluoretado deve ter entre 1000-1500 ppm e a quantidade é de aproximadamente um centímetro.

artigo do parceiro:

Comentários