Dicas para um regresso às aulas mais amigo do ambiente

A Sociedade Ponto Verde ajuda os alunos a terem um regresso às aulas mais amigo do ambiente dando-lhes algumas dicas fáceis de seguir e que podem fazer toda a diferença

1. Aproveitar o regresso às aulas para reciclar o material escolar
Por exemplo, os tubos de cola já gastos do ano passado ou as embalagens de cartão ou de plástico das canetas e dos lápis de cor que comprou para este novo ano escolar, podem e devem ser reciclados. Só através da correta separação e reciclagem conseguimos evitar que este material prejudique o ambiente e fazer com que seja posteriormente transformado em novos produtos. Separe sempre as embalagens corretamente.

2. Cadernos ou as folhas do dossier podem vir a ser reciclados quando o seu filho já não precisar deles. 
Quando o seu filho já não precisar dos cadernos e outras folhas que usou durante o ano letivo, deve colocá-los no ecoponto azul. Afinal o papel reciclado pode ser transformado em quê? O limite é a imaginação. Pode ser transformado em papel de jornal, cartão canelado, blocos de escrita, papel higiénico, rolos de cozinha, entre outros.

3. Sabia que é errado colocar as canetas que já estão gastas no ecoponto amarelo?
As canetas já gastas no ecoponto amarelo está errado porque não são embalagens.

4. O seu filho costuma levar um lanchinho para o intervalo das aulas?
Se ele/a costuma levar pacotes de sumo ou de leite para o lanche na escola, essas embalagens devem ser colocadas no ecoponto amarelo.

É verdade que os pacotes de sumo e de leite são principalmente feitos de cartão. Mas também contêm plástico e, em alguns casos, alumínio, o que significa que não devem ser colocados no ecoponto azul. O seu destino deverá ser sempre o ecoponto amarelo.

5. Sabia que as garrafas de plástico que ele/a bebe no intervalo das aulas podem transformar-se numa camisola?
É verdade. A garrafa de plástico de água que ele/a costuma beber no intervalo das aulas de educação física pode transformar-se, por exemplo, em malha polar para t-shirts e camisolas. Por isso, coloquem sempre as garrafas de plástico no ecoponto amarelo.

6. Sabia que está sempre a gerar resíduos? Aprenda a separá-los e será surpreendido com aquilo em que se podem transformar
Quer seja no pequeno-almoço ou no banho passando pelos trabalhos de casa ou pelos passeios em família, são inúmeros os resíduos que se produzem. Se separar as embalagens e as colocar nos ecopontos corretos elas ainda têm um longo percurso pela frente e podem ter uma nova vida dando lugar a novos objetos. Por exemplo: ao reciclar as latas de bebidas, de conservas, tabuleiros de alumínio, aerossóis e todas as embalagens de metal, colocando-as no ecoponto amarelo, está a fazer com que estas ganhem uma nova vida e sejam transformadas em novos produtos, como por exemplo, bicicletas. Além disso ainda pode separar as pilhas das máquinas calculadoras ou os tinteiros que usa para imprimir.

7. Ensine o seu filho a separar e a reciclar na escola, juntamente com os colegas
Nos intervalos, no refeitório ou na sala de aula,a turma pode separar sempre os resíduos para que tenham o destino adequado. Eles podem também em grupo, ou com a professora, fazer um ecoponto para separar plástico, metal, vidro e papel/cartão mas também pilhas e tinteiros.

8. Neste regresso às aulas, também há dicas para os pais
Em família podem construir um ecoponto feito a partir de caixas de cartão. Para além de ser divertido, não há melhor forma de todos reconhecerem a importância da reciclagem. E não se esqueçam que além de plástico, metal, vidro e papel/cartão, também podem separar por exemplo pilhas, óleos alimentares e medicamentos.

Todos podem servir de exemplo em relação à reciclagem.

 

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários