Dicas para preparar a lancheira da escola

O que precisa de saber na hora de preparar o lanche do seu filho e alguns truques que fazem toda a diferença

Alimentos a evitar
Pão com fatias de tomate que acabam por humedecer o pão.
Opte por fatias de peito de peru em vez de presunto. São menos gordurosas e salgadas.
Para o lanche da tarde, evite os iogurtes (a não ser que sejam bem acondicionados para manter a frescura)

Se prepara o lanche no dia anterior...
Pode preparar o lanche na noite anterior, desde que proteja os alimentos de forma adequada. Por exemplo, pode colocar tudo na lancheira e em seguida guardar a própria lancheira no frigorífico. O pão é aconselhável preparar apenas no próprio dia de manhã.

Um truque: compre o pão (as chamadas bolinhas) e congele. De manhã, retire o pão e embrulhe-o no bocado de papel rolo de cozinha. Coloque o pão embrulhado e um copo de água no micro ondas. Bastam 20 segundos. O pão irá ficar fofo e já pode prepará-lo com o recheio pretendido. Desta forma, o pão irá aguentar-se sempre mole durante o dia.

Ele insiste muito num doce?
Já sabemos que as crianças adoram doces, um chocolate, uma fatia de bolo de chocolate, uns rebuçados, etc. Resista à tentação e evite os doces. De preferência, reserve o dia dos doces para o fim-de-semana. No entanto, se pretender, fixe um dia da semana em que ele pode levar um doce. Por exemplo, à sexta-feira.

As melhores frutas para o lanche.
As frutas que mais resistem a um dia na escola são: banana, tangerina, pêssego, uvas.Se a fruta que manda para o seu filho é com casca (maçã ou pera, que resistem melhor com casca), lave-a sempre muito bem. Já sabemos que depois na escola, com a pressa de ir brincar, o seu filho pode esquecer-se de a lavar.

Não tenho nada para enviar para o lanche dele!
Uma situação que pode acontecer a qualquer um, ou porque fizemos mal as contas à quantidade de alimentos para a semana ou porque houve um dia em que a criança levou um lanche extra. Nestes casos, o melhor é passar no bar da escola e comprar 1 sumo, de preferência sem açúçar, uma sandes e uma peça de fruta. Dias não são dias... 

 

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários