Dicas Feng Shui para tirar melhor partido do estudo

Saiba como as cores, a posição dos móveis e outros podem ajudar as crianças a concentrarem-se melhor nesta fase

Na escola
Os corredores devem ter cores suaves, pois transmitem uma maior tranquilidade e ajudam as crianças a ficarem mais calmas e menos stressadas. Nas salas de aulas, pelo contrário, as cores fortes ajudam na concentração e estimulam o cérebro. Estas cores devem ser usadas principalmente na parede onde se encontra o quadro.

As secretárias dos alunos devem estar organizadas consoante o plano de aula. Ou seja, se o objetivo é a concentração no que o professor está a dizer devem estar colocadas em filas. Quando os alunos fazem atividades em grupo, as secretárias devem estar em círculos.

O professor deve estar sempre virado para os alunos, e nunca de costas. O melhor local para o professor é um dos cantos da sala, pois desta forma estará sempre com o olhar virado para as crianças.

Em casa
A criança deve ter um local próprio para o estudo. Na sala há sempre a tentação da televisão, e na cozinha há várias distrações apetecíveis a uma criança. Além de que é um sítio da casa onde os pais estão sempre a entrar e a sair.

Por isso, reserve um local no quarto onde a criança possa estar de facto isolada das diversas distrações e sons da casa. De preferência este local deve ser junto a uma janela, onde a luz natural tem um fator importante. Os livros e os materiais escolares também devem estar bem iluminados por uma candeeiro de mesa.

Este local também deve estar sempre limpo e arrumado, com todos os materiais necessários ao estudo bem à vista e de fácil acesso.

Escolha uma cadeira de secretária que ofereça um bom apoio às costas, para evitar posições que depois provocam dores nas costas ou no pescoço.

A secretária deverá estar virada para a porta do quarto.

A parede onde se encontra a secretária poderá ter fotos de família, que transmitem segurança e amor, assim como posters com imagens de paisagens relaxantes (por exemplo, um pôr do sol).

Outros dos elementos que poderá ajudar na concentração é colocar num quadro uma folha com os incentivos ao estudo, como prémios e/ou recompensas que tenha acordado previamente com a criança tendo em conta os resultados obtidos. Desta forma, a criança irá sentir-se mais motivada para o estudo.

Quando a criança está a estudar, o computador só deve ser usado como recurso a materiais de apoio e sempre com a supervisão do pai ou da mãe. Se não for necessário, deverá estar desligado para não se tornar numa tentação.

Dica Feng Shui: Peixes e conchas no quarto da criança simbolizam sucesso escolar.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários