Portugal regista um maior número de crianças obesas e diabéticas. Quando as crianças desenvolvem diabetes, muitos pais não sabem como lidar com o problema.

 

O melhor que tem a fazer é conhecer a doença e tirar todas as dúvidas para ajudar seu filho.

A diabetes é uma doença endócrina, que se caracteriza pela fraca ou inexistente produção de insulina, por parte do pâncreas, ou por resistência à mesma, que leva a um aumento de concentração de açúcar no sangue (hiperglicemia). Podem-se distinguir essencialmente dois tipos de diabetes:

- Diabetes tipo 1 

 

É o tipo mais comum em crianças. Manifesta-se de forma súbita e embora possa surgir nas primeiras semanas após o nascimento, é na faixa dos cinco aos sete anos e durante a puberdade que é mais frequente.

- Diabetes tipo 2


Surge quando as células resistem à ação da insulina, mesmo que sua produção seja normal, e resulta de um estilo de vida pouco saudável associado a fatores hereditários. Antigamente era uma doença típica do adulto, mas com a subida da taxa de obesidade infantil, este tipo de diabetes aumentou consideravelmente entre as crianças.

Como prevenir a diabetes infantil?

As medidas de prevenção da diabetes podem ser adotadas a partir do nascimento e estendidas ao longo da infância:

- Recorra ao aleitamento materno e evite a alimentação artificial, rica em açúcares desnecessários.

- Garanta uma alimentação saudável ao seu filho, para evitar a obesidade infantil.

- Incentive-o a fazer desporto, a brincar e a correr e explique-lhe os malefícios do sedentarismo.

Medidas a adotar pelos pais

Quanto mais cedo a diabetes for detetada, mais eficazmente se controla a doença e se evitam complicações futuras.

Para controlar a diabetes tipo 1, são necessárias aplicações diárias de injeções de insulina. O número de injeções diárias varia de acordo com as necessidades da criança. A correta monitorização dos níveis de glicose no sangue é imprescindível.

Na diabetes tipo 2, geralmente, não é preciso administrar nenhum medicamento à criança, mas é essencial fazer um controlo rígido da taxa de glicose. É também necessário ajustar a dieta, retirando da alimentação açúcares de absorção rápida e incentivá-la a praticar exercício físico.