Crie um cantinho de leitura

Veja porque é que ler é é fundamental para o desenvolvimento da criança

Desde muito pequeno, Tomás sempre odiou livros. Mal lhe punham um nas mãos, reclamava logo.

«Livros, não! Livros, não!», berrava. A pouco e pouco, os primos foram-lhe oferecendo alguns, primeiro de pintar e depois de colagens.

 

Enquanto o faziam, foram aproveitando para brincar com ele e com os livros, de uma forma quase discreta, como se fossem parte integrante de um jogo. Hoje, os livros continuam longe de ser um dos brinquedos de eleição de Tomás, mas já não lhe causam a mesma repulsa. Antes pelo contrário. Até já perde (algum) tempo a explorá-los!

Ler, mesmo sem saber, é mesmo fundamental para o desenvolvimento da criança. Apresente-a aos livros e estimule-a a interagir mais com eles! Consoante as oportunidades que lhe são oferecidas, as crianças começam desde muito cedo a ter uma leitura do mundo, pessoal e exclusiva.

Primeiro, surge a vontade de rabiscar folhas de papel, a seguir chegam os desenhos mais ou menos perfeitos e, a par com a escrita, vem a leitura. Aliás, o primeiro contacto com os livros, nem que seja visualmente e através do toque, deve ocorrer muito antes de irem para a escola.

Quando atinge os sete meses, a criança já consegue apreciar os momentos que passa na companhia dos livros, que os pais podem fomentar através de obras específicas, adequadas a cada idade. Aquilo que, à primeira vista, pode ser interpretado como mais uma brincadeira, envolvendo objetos de cores vivas, transforma-se num meio de aprendizagem muito útil.

Uma vez desperta a atenção e o interesse tátil das crianças pelos livros, torna-se possível desenvolver várias áreas intelectuais, como é o caso da imaginação, criatividade, expressão de ideias, reflexão, a curiosidade e o prazer de adquirir novos conhecimentos.

Livros encantados

A leitura interage no processo de construção do pensamento e estimula a aprendizagem. O folhear de livros, desde cedo, para além de desenvolver a criatividade, permite que as crianças entrem em contacto com as personagens das histórias de uma forma lúdica.

Comentários