Um estudo realizado na Austrália revela que quando os pais colocam os filhos na cama antes das oito e meia da noite, são pais mais felizes e têm uma vida familiar mais tranquila.

Quando os filhos vão para a cama mais cedo, os pais têm tempo para fazer as suas tarefas, passar mais horas juntos enquanto casal e conseguem ter mais horas de sono. No final, os adultos acabam por sentir-se mais felizes com eles próprios e com a vida familiar.

O estudo analisou 3.600 crianças australianas durante os seus primeiros nove anos de vida e concluiu que as mães das crianças que iam para a cama mais cedo, tinham uma melhor saúde mental do que as dos filhos que iam para a cama mais tarde.

Os pais que deitavam os filhos mais tarde, acabavam também por ir mais tarde para a cama o que influenciava negativamente o sono. Isto porque o chamado REM, que é quando estamos em sono profundo, acontece a uma determinada hora. Se passamos essa hora, o sono é afetado e acabamos por não descansar o corpo e a mente como devíamos.

Os benefícios de deitar mais cedo não afeta apenas os adultos, mas também as crianças. As que iam para a cama mais cedo, tinham uma qualidade de vida melhor e eram mais saudáveis.

Mas como podem os pais colocar os filhos na cama mais cedo e incutir rotinas?

Evite estes erros e conseguirá uma rotina de sono que irá beneficiar a criança e, consequentemente, os pais:

- Esperar que a criança evidencie sinais de sono.
Quando a criança começa a bocejar e a esfregar os olhos, é porque já passou da sua hora de ir para a cama. O ideal é que 15 a 20 minutos antes da hora a que demonstra sinais de sono, os pais a coloquem na cama para dormir.

- No caso dos bebés, não use o movimento e o balançar como um truque para o fazer dormir. Deve ser usado, sim, para acalmar o bebé.

- Demasiados estímulos. No caso dos bebés, o mobile pode ser uma distração em vez de ajudar a acalmar. Retire também o excesso de bonecos e outros do berço. Para as crianças mais crescidas, coloque o quarto o mais escuro possível. Televisão e outros aparelhos devem estar completamente desligados.

- Não seguir um ritual. As crianças precisam de rotinas e obedecem melhor quando elas existem, seja na hora de dormir ou na hora das refeições. Por isso, crie um ritual na hora de dormir. E siga-o à risca. Desta forma, a criança vai perceber que chegou a hora de se ir deitar.

- Inconsistências. Se cada dia o seu filho adormece de forma diferente, como por exemplo, no sofá a ver televisão, no dia a seguir na cama, no outro adormece com o pai ou a mãe ao lado... A falta de um ritual provoca distúrbios na criança. Deve manter-se fiel à rotina e à forma como ele adormece.