Como prevenir cáries nas crianças

Proteger a saúde oral das crianças é uma tarefa complexa, principalmente para mães que têm filhos pela primeira vez ou pessoas que, regra geral, não são tão ligadas à área dentária. No entanto, a proteção oral nos mais novos é muito importante e, quando iniciada precocemente, torna-se vantajosa.

Pode transmitir-se alguma doença oral ao beijar um bebé ou criança na boca? - As bactérias que dão origem às cáries são transmissíveis através de hábitos que envolvam saliva. Provar comida com a mesma colher, chupar no biberão ou beijar o bebé na boca pode ser um risco.

Existem diversas dicas para ajudar na proteção dos dentes das crianças e, a principal, é através da educação destes. Ensiná-los como fazer uma higienização correta, por exemplo, irá impedir a maior probabilidade na formação de cáries dentárias.

A promoção da educação da saúde oral nas crianças é conseguida pelos parentes próximos e pela Odontopediatria. Conheça um pouco mais sobre esta área da medicina.

Em que consiste a Odontopediatria?

A Odontopediatria é uma área da medicina, voltada para a saúde oral das crianças, e que é responsável pela promoção e diagnóstico da mesma. Esta área da medicina tem como principal objetivo manter a saúde oral da criança desde pequena até à sua idade adulta.

Através desta área, e com o auxílio de consultas recorrentes, torna-se possível evitar cáries dentárias e outros problemas. No entanto, apenas as visitas não são suficientes, será necessário todo o apoio de parentes responsáveis e que tenham – ou desejem ter – conhecimentos básicos na área.

A Odontopediatria pode, realmente, ajudar?

Uma das questões de muitos pais é se a Odontopediatria pode, realmente, ajudar na promoção da saúde oral das crianças. A resposta é afirmativa!

Uma visita recorrente ao profissional de saúde pode prevenir problemas e antecipar tratamentos. Além disso, estes profissionais aprendem técnicas específicas para que as crianças não sintam medo de dentistas e que, pelo contrário, sintam que tiveram uma experiência agradável.

A mudança do pensamento na criança trará benefícios aquando o crescimento da mesma. Desta forma, o profissional atuará na criança, mas também na sua vida como adulto.

Qual o papel dos pais na saúde oral das crianças?

Apesar de a Odontopediatria ser uma excelente escolha para a promoção da saúde oral nas crianças, os pais ou parentes responsáveis têm um papel importante. Como tal, existem alguns aspetos que deve ter em conta quando o tema é a saúde oral do mais novo. Alguns desses aspetos encontram-se de seguida.

  • Escovagem dos dentes

Os responsáveis pela criança têm que garantir que esta faz uma escovagem dentária adequada. Algumas técnicas para garantir esta escovagem adequada são através de uma meta de tempo, que será conseguida com objetos adequados à idade, ou com a sua presença no local.
  • Uso de produtos adequados

Implementar na criança o pensamento de que existem produtos adequados para cada etapa da higienização oral é uma forma de garantir a saúde oral das crianças. Uma forma de garantir que a criança use todos os métodos é através da invenção de uma história que se irá repetir durante todos os rituais de higienização. Para mais informações acerca deste tema, entre em contacto com o seu médico.
  • Evitar doces e refrigerantes

A criança deve evitar os doces e refrigerantes para que possa ter uma saúde oral adequada. Como tal, a ingestão destes alimentos deve ser limitada.

Para mais dicas sobre como prevenir a formação de cáries ou como promover a saúde oral das crianças, entre em contacto com o seu médico. A transmissão de conhecimento hoje, pode ser a saúde oral de amanhã.

Artigo escrito em parceria com a Direclin.

Comentários