Como incutir a bondade nas crianças

No Dia Mundial da Bondade, que se comemora a 13 de novembro, relembramos a importância da generosidade e de ajudar os outros. Saiba como pode incutir a bondade nos seus filhos desde cedo, para que eles se transformem em melhores adultos.

Uma criança generosa, bondosa e gentil será certamente um adulto de sucesso no futuro. Além disso, são valores que contribuirão para o desenvolvimento de uma autoestima saudável.

1. Ensinar o valor da gratidão.
"Por favor" e "obrigada" são palavras que as crianças devem aprender desde cedo. E o primeiro passo para que sentimentos como a bondade e compaixão venham ao de cima.

2. Ser solidário.
Ajudar os outros e o valor da partilha devem ser ensinados desde a infância. Em família, leve os seus filhos a participarem em projetos de solidariedade social. O exemplo através dos pais é a melhor forma de incentivar as crianças a envolverem-se na ajuda ao próximo.

3. Gerir as suas emoções.
Controlar as emoções é meio caminho andado para que elas aprendam a ser benevolentes, e também uma forma de respeitar o outro.

4. Participar em tarefas
Envolva o seu filho nas tarefas lá de casa. Elas gostam de ajudar e, no final, virá ao de cima um sentimento de dever cumprido. Valorize essa atitude e demonstre que toda a ajuda tem sempre uma recompensa no final, principalmente ao nível emocional.

5. Aprender a pedir desculpa
Saber reconhecer os seus erros e pedir desculpa é essencial para o desenvolvimento da personalidade da criança, assim como fará dela um adulto melhor.

6. Atos de bondade
Ensine aos seus filhos pequenos gestos, como abrir a porta para dar passagem a outra pessoa, ajudar um idoso a atravessar a passadeira... Aos poucos, o ato de ajudar irá tornar-se em algo natural e espontâneo.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários