Como cuidar da roupa dos seus filhos

Saiba qual é a melhor maneira de o fazer

Não se deixar levar pelas tendências. Para além de estar a par do que está na moda, deve também ter em conta aspetos que beneficiem a saúde dos seus filhos.

Para os bebés, prefira roupa fácil de vestir e despir, de forma a facilitar as várias mudas de roupa e a mudança de fralda.

 

Evite também botões, laços e outros objetos que o bebé possa meter na boca. No caso das crianças mais velhas, não se esqueça que estão em contínuo movimento pelo que deve optar por roupa prática e confortável. Não escolha peças nem muito justas nem muito largas, pois atrapalham os movimentos, e prefira calças, saias ou calções com cintura ajustável, mais fáceis de vestir e despir do que se tiverem fechos e botões.

Tecidos aconselháveis

No que diz respeito aos tecidos, deve optar sempre pelas fibras naturais, de preferência o algodão que é «o melhor para usar em contacto com o corpo, porque ocasiona menos alergias do que os tecidos sintéticos e absorve a transpiração», explica Rosa Gouveia, pediatra.

As fibras sintéticas podem até ser mais baratas, mas são mais suscetíveis de causar irritações cutâneas e provocar reações alérgicas. Lembre-se que, teoricamente, podemos ser alérgicos a quase tudo e as crianças ainda mais, pois têm a pele muito sensível. No caso de haver uma reação alérgica a qualquer material, «a criança deve deixar de usar a peça imediatamente», adverte a pediatra.

Lavar e cuidar

A lavagem das peças de roupa também é muito importante. Como as crianças se sujam muito, os detergentes devem garantir um elevado nível de higiene, mas não devem deixar resíduos nas roupas de forma a evitar possíveis irritações cutâneas.

«Existem no mercado sabões sem perfume que são aconselhados, sobretudo, se a pele reagir aos detergentes comuns», revela Rosa Gouveia. Não use muito detergente, não encha demasiado a máquina pois só assim pode assegurar que a água circula bem em todas as peças e retira todos os restos de detergente.

O ideal seria lavar as roupas dos mais pequenos separada da dos adultos. Lave sempre a roupa nova antes dos seus filhos a usarem. Respeite, ainda, as indicações dadas nas etiquetas e prefira a secagem ao natural e em lugar arejado.

Texto: Rita Caetano com Rosa Gouveia (pediatra)
Foto: Artur (com produção de Mónica Maia)

artigo do parceiro:

Comentários