Cara feia aos legumes e à fruta

Incentive o seu filho a gostar deles

Os legumes e a fruta podem ser alimentos muito atraentes pelas suas cores, formas, cheiros e sabores.

Apesar disso, muitas crianças não têm o hábito de os consumir. As sopas podem ser uma boa forma de apresentar o seu filho à família dos vegetais.

Por outro lado, não descure a atração que as crianças têm pela cor e aposte em pratos coloridos. Corte os legumes aos pedacinhos e misture-os em massas, arroz ou até num molho de pizza, o prato favorito das crianças e que não é necessariamente uma má opção se for preparada em casa.

Peça aos seus filhos para darem uma ajuda na cozinha, realizando tarefas simples em que manuseiam este tipo de alimentos. Uma visita a uma quinta pedagógica pode também ensiná-los a olhar para os alimentos com outros olhos.

Explique-lhes como nascem e crescem as cenouras que, com frequência, lhes aparecem no prato. O truque é transformar a alimentação em algo divertido e não esquecer que as motivações dos mais pequenos para ingerir os alimentos variam bastante: muitos comem porque a mãe também gosta, outros porque faz os olhos bonitos ou porque querem ter um coração forte. Tire partido deste tipo de situações.

Ponha-os a comer fruta


- Prefira fruta madura e da época.

- Brinque com as cores dos frutos já que isso os torna mais apelativos, para além de assegurar maior variedade de sabores e nutrientes.

- Inclua a fruta na refeição principal, em sumos, batidos de leite ou incorporada num iogurte como sobremesa.

- Varie a forma de preparação. Se necessário, altere a consistência esmagando ou triturando ligeiramente a fruta.

- Ao lanche adicione à fruta iogurte ou cereais.

Texto: Cláudia Marina

artigo do parceiro:

Comentários