A brincar, a brincar....

Técnicas que ajudam o seu filho a aprender melhor

Existem várias formas de estimular a aprendizagem nas crianças e os pais podem desempenhar um papel muito ativo neste processo.

 

Teresa Brandão, consultora científica do centro Cadin, indica-nos, de seguida, algumas, recomendadas também para pais com crianças autistas.

 

Para aumentar a atenção e a concentração, deve usar estímulos visuais (objetos, fotos, desenhos), minimizar as distrações e selecionar os estímulos como a cor favorita.

 

Interação social

 

Na escola, é importante, sempre que possível, sentar a criança junto da educadora, para menor dispersão. Organizar a sala por zonas sinalizadas (criar uma área para jogos e uma zona para  sesta, entre outros) para que estas saibam o comportamento esperado é outra das recomendações. 

 

Para a estimular, deve motivar brincadeiras com crianças de idades similares (grupos de 2/3). Use objetos grande dimensão (bolas, por exemplo) que incentivam o jogo social.

 

Procure promover a interação adulto-criança, com alternância de papéis. Dê-lhe oportunidade e tempo para reagir ou responder. Siga as pistas ou iniciativas da criança, sempre que apropriado.

 

Comunicação e linguagem


A este nível, é importante comunicar combinando fotos, objetos e palavras. Exagere no tom de voz e nas expressões faciais, procurando ser persistente e sistemático.

 

Use frases curtas, simples e palavras conhecidas. Responda às intenções de comunicação mostradas pela criança. Coloque objetos à vista, mas fora de alcance, para que tenha de pedir. Apostar imitação de cantigas com gestos e lengalengas é outra das sugestões dos especialistas.

 

Texto: Manuela Vasconcelos

artigo do parceiro:

Comentários