A atividade mais indicada para o seu filho

Veja qual é

As crianças estão cheias de energia extra que importa saber canalizar bem. 

 

O problema é que muitos dos pais nem sempre sabem quais as atividades mais recomendáveis para a fase de desenvolvimento em que a sua criança se encontra.

Etapa a etapa, saiba, segundo vários especialistas, qual a atividade mais indicada para o seu filho:

DESPORTO

6 anos

O judo, o karaté ou a natação são as modalidades mais indicadas. Nesta idade, «evite os desportos assimétricos, como o ténis», adverte a pediatra Maria do Céu Machado.

9 anos

Nesta fase, a escolha alarga-se «a uma série de desportos, como o ténis, a corrida. A natação pode estar sempre presente», refere a especialista.

11 anos

«Os desportos de equipa, como o voleibol e o basquetebol são boas opções. O futebol pode ser praticado desde pequeno, uma vez que tem muita corrida», afirma a mesma médica.

MÚSICA


A pediatra considera que «o contacto com a música deve acontecer o mais cedo possível, pois aprender canções estimula a memória». Se a criança tem dificuldades de concentração, aprender um instrumento é benéfico.

ARTE


O pediatra Mário Cordeiro sublinha que «a música, o exercício, o conhecimento do corpo e a arte são fundamentais ao ser humano. Daí que se deve optar por atividades que combinem estes elementos, como a dança ou o teatro».

Texto: Fátima Lopes Cardoso com Alcina Rosa (psicóloga infantil), Mário Cordeiro (pediatra) e Maria do Céu Machado (pediatra)

artigo do parceiro:

Comentários