6 dicas para um regresso seguro ao desporto escolar

Com o início do ano letivo, as crianças voltam a praticar desporto de uma forma mais regular. Mas há que tomar algumas precauções para diminuir ao máximo possíveis lesões

1. A primeira dica é preparar as crianças para o regresso ao desporto. Devem começar a fazer desporto entre 4 a 6 semanas antes de iniciarem a atividade desportiva na escola.

2. Se a atividade física for praticada num dia quente, o aluno deve gradualmente habituar-se ao calor e à humidade, fazendo pausas de 10 a 15 minutos.

3. As crianças devem beber muitos líquidos durante a atividade desportiva, Outra forma de arrefecer a temperatura do corpo é colocar toalhas molhadas na zona do pescoço e cabeça.

4. Caso a criança esteja a sofrer de calor, deve ser afastada imediatamente e ir para um local mais fresco.

5. As crianças que sofrem de asma devem usar o inalador entre 20 a 30 minutos antes do início da actividade física. Também é aconselhável que façam um aquecimento primeiro. E o inalador deve estar por perto durante a atividade física.

6. Se a criança começar a sentir-se tonta, com a visão desfocada ou perdas de memória momentaneas deve ser retirada da atividade imediatamente, E só deve voltar depois de ser vista por um médico.

artigo do parceiro: Susana Krauss

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