Mesmo em casa, existem situações que podem levar a um acidente. E alguns deles acabam por ser graves. Para evitá-los, há pequenos gestos que podem fazer toda a diferença.

Saiba quais são:

1. Opte por locais que sejam à partida seguros. Escadas, por exemplo, não são um deles.

2. Se tem escadas em casa, coloque portas de segurança no topo e na base. E certifique-se de que elas estão trancadas quando a criança está em casa.

3. Coloque grades ou redes de proteção nas janelas. Estas devem ter espaços de, no máximo, seis centímetros.

4. Os beliches nao são camas adequadas para menores de 6 anos. No entanto, se o quarto não permitir outra solução, coloque grades de proteção para evitar quedas durante a noite.

5. Não coloque camas, armários e outros móveis perto de janelas. Estes são facilitadores para que a criança chegue à janela mais facilmente.

6. Na rua, e sempre que o seu filho andar de bicicleta, skate ou trotinetes, nunca se esqueça do uso do capacete. Sabia que reduz o risco de lesões na cabeça em 85%?

7. Se tem em casa um piso escorregadio, coloque tapetes que tenham uma boa aderência. Se o seu filho costuma andar de meias em casa, opte por aquelas que têm anti derrapantes.

8. No parque, os pais devem estar sempre vigilantes. Não se afaste, nem se distraia com o telemóvel. Se a criança cair de uma altura de 1,5 metros, o risco de lesão é quatro vezes maior. Escolha parques que tenham diversões em bom estado e que o piso seja mais favorável a uma queda, como por exemplo, areia ou borracha.

9. Evite colocar o seu filho em andadores. Mesmo que aparentemente ele esteja seguro, estes podem ser causadores de quedas. Além de que é sempre melhor a criança andar livremente, desenvolvendo as suas capacidades motoras.

10. Nunca deixe o bebé sozinho nos toucadores de fraldas ou em cima da cama. Os bebés podem virar-se em segundos.

11. Na rua, escolha locais ao ar livre que apresentem boas condições de segurança, como jardins planos. Locais com declives ou rampas não são os mais indicados.

12. Mesmo em casa, a criança pequena deve ser sempre vigiada. Quando estão a aprender a andar, facilmente se agarram a móveis para se levantarem. A televisão é um dos atrativos para os bebés, principalmente se estiver ligada. Facilmente, o bebé se pendura nela e o risco desta lhe cair em cima é elevado. Certifique-se de que os móveis mais leves estão presos, para evitar acidentes.