10 alimentos fundamentais para o desenvolvimento do seu filho

Para um desenvolvimento saudável, é necessária uma alimentação equilibrada.

Todos os dias os pais questionam-se se estarão a proporcionar aos filhos uma alimentação rica e variada. Indicamos-lhe uma lista com 10 alimentos fundamentais para o desenvolvimento harmonioso das crianças e, porque não, para tornar a família mais saudável.

 

Leite materno

Além de ser rico em nutrientes, entre eles o ácido docosehaxanoico (DHA) que é fundamental para o desenvolvimento cerebral e para a visão das crianças, é fonte de anticorpos, que desenvolvem o sistema imunológico infantil. Diversos estudos mostram que a amamentação exclusiva reduz o risco de obesidade e mantém o colesterol controlado na fase adulta.

 

Probióticos e prebióticos

Estes são produtos industrializados. O primeiro implica a adição de microrganismos vivos a um alimento, como o leite fermentado, que, quando ingerido, leva-os para o colo do intestino, favorecendo o seu funcionamento. Os prebióticos servem de alimentos para as bactérias, que fazem bem ao nosso organismo. São formulados com ingredientes de alguns vegetais. Ambos melhoram a absorção do cálcio, evitam a obstipação e a diarreia. Para saber quais são esses produtos, consulte as embalagens de iogurtes e leites fermentados.

 

Peixe

Este alimento é rico em ómega 3 e DHA, nutrientes responsáveis pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da retina. Tanto as crianças quanto os adultos devem comer peixe pelo menos três vezes por semana. Prefira os peixes gordos, como a sardinha, o atum e o salmão. O baixo consumo de peixe parece estar associado a distúrbios do comportamento.

 

Cereais integrais e talos

Ambos contêm muita fibra alimentar. Os cereais, apesar de não terem uma função nutricional, evitam a obstipação. É vantajoso adicionar farinha de linhaça ou de aveia à preparação de alguns pratos e comprar pão integral. Já os talos das verduras, como os de alface e brócolos, ajudam a saciar a fome. O ideal é que seu filho coma um prato de salada antes das refeições principais. Verifique se come a quantidade certa de fibras para a idade dele: some 10 g mais a idade da criança. Por exemplo: 10 g + 5 anos: 15 g. Uma pera tem 5 g de fibras e uma chávena de chá de cenoura crua ralada tem 6 g.

.

.

Comentários