Conheça os efeitos das vacinas

Aprenda a identificar os efeitos secundários mais comuns das vacinas e quais os principais cuidados para assegurar o bem-estar e saúde da criança.

Hoje em dia as reações das vacinas são menos acentuadas na criança. A avaliação de efeitos secundários varia de criança para criança, não sendo possível generalizar. Em todo o caso, a enfermeira especialista em Saúde Infantil e Pediátrica Esmeralda Pereira refere que os pais deverão estar atentos a eventuais reações, como:

- Choro, desconforto e irritação. Em caso de manifestação de sinais de mal-estar, deve confortar a criança. Nos casos em que é possível, amamentar ajuda o próprio bebé a melhor gerir os desconfortos.

- Dor ao toque no local da administração ou alteração da coloração da pele no local da injeção são reações comuns. Qualquer outra reação, os pais devem comunicar junto dos centros de saúde.

- É normal o aparecimento de febres ligeiras nas 24 horas seguintes. Alivie o mal-estar da febre, seguindo as estratégias básicas: saber gerir o ambiente, manter a criança com menos roupa, aplicar compressas de água morna, hidratar, avaliar a temperatura. Se for dado um antipirético, nunca fazê-lo antes da vacinação para prevenir a febre.

Texto: Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre educação, saúde e cuidados ao bebé no Facebook O Nosso Bebé.

artigo do parceiro:

Comentários