Saiba qual a importância do toque

São diversos os especialistas que têm evidenciado que a experiência do toque é decisiva para o desenvolvimento humano. Saiba porquê e qual a sua importância desde a nascença.

É através dos cinco sentidos que o bebé explora o seu próprio corpo e tudo o que o rodeia, começando a partir daí a atribuir significados e limites, explica Maria João Alvito, formadora de instrutores de massagem infantil.

Segundo a especialista, para explorar o que quer que seja, pressupõe-se uma ação e uma reação. «O toque potencia o desencadear de ações, a uma grande escala. É assim que os bebés aprendem mais sobre si próprios e sobre a vida à sua volta.»

Pele é o maior órgão sensorial do corpo

Sabe-se que a pele é o maior órgão sensorial do corpo e o que se desenvolve mais precocemente. No útero, antes de o embrião ter olhos ou ouvidos, a pele está já muito desenvolvida. Ela é a base de recetores sensoriais e o mais delicado dos nossos sentidos. É um mediador de sensações e uma forte barreira do organismo. Além do mais, é um órgão que controla no corpo, um conjunto vasto de funções, como regular a temperatura ou reparar os tecidos.

No ventre o bebé está dentro do líquido amniótico, cá fora necessita de ser tocado, receber colo, contacto pele com pele, sentir o olhar, o cheiro e o calor humano da mãe, acrescenta a especialista.

Texto: Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre educação, saúde e cuidados ao bebé no Facebook O Nosso Bebé

artigo do parceiro:

Comentários