Saiba como agir nos primeiros dias em que amamenta

A subida do leite pode estar associada a alguns sintomas. Aprenda a gerir as dificuldades iniciais e assegure o seu bem-estar e o do bebé.

A subida do leite ocorre a seguir ao parto, aproximadamente nas 48 a 72 horas seguintes. É normal após este período ocorrerem alterações no corpo da mãe, devido ao aumento de leite e à quantidade de sangue e de fluidos nos tecidos da mama.

Como explica a Enfermeira de Saúde Materna e Obstetrícia Elsa Salgueiro, a subida do leite pode estar associada a alguns sintomas na mãe, tais como:

  • Sentir as mamas cheias, tensas e quentes
  • Ter sensação de dificuldade respiratória (afrontamentos)
  •  Verificar uma eventual subida de temperatura corporal (até 38,5 º C)
As mães devem estar alertadas para esta situação, que, quando não é bem gerida, pode trazer complicações associadas a dificuldades por parte do bebé em mamar ou a problemas na mãe como as mastites.

Quando apresentam os sintomas referidos, as mães devem recorrer à ajuda dos profissionais de saúde para que possam ser aconselhadas e orientadas.

Em caso de dúvida sobre se o bebé está a ser corretamente alimentado, as mães devem recorrer ao hospital para receberem orientação no local.

Texto: Ana Margarida Marques

artigo do parceiro:

Comentários