Os bebés nascem com os olhos de cor acinzentada. De uma forma geral, só a partir dos 6 meses de idade é que a cor dos olhos começa a ser mais definida. Depois de o bebé nascer, a exposição à luz solar ativa a produção de melanina na íris do olho. Até aos 3 anos de idade os olhos produzem e guardam bastante melanina que alteram a sua cor inicial.

No entanto, pode ficar desde já a saber quais as probabilidades da cor dos olhos do seu bebé, tendo em conta que:

- Mães e pais de olhos castanhos geram filhos com olhos castanhos;
- Mães e pais com olhos azuis geram em 99% dos casos filhos com olhos azuis;
- Se um dos avós tiver olhos azuis, pode influenciar a cor de olhos do bebé que poderá ter olhos azuis, mesmo que os pais tenham ambos olhos castanhos;
- Se um dos pais tiver olhos castanhos e o outro azuis, as probabilidades do bebé vir a ter olhos claros é maior. A cor dos olhos dos avós poderá ser um fator decisivo.

Mas, afinal, quais os fatores que interferem na cor dos olhos?

A cor dos olhos varia de pessoa para pessoa. A informação genética que pais e avós transmitem através dos cromossomas será um fator determinante. Para que se dê uma cor pura todos os genes têm que ser iguais. Em Portugal, por exemplo, a cor predominante é o castanho.

Entre um pai de olhos castanhos e uma mãe com olhos verdes, é muito pouco provável uma cor mista porque a cor castanha contém uma grande quantidade de melanina e a verde muito pouca (apenas cerca de 2% da população mundial tem os olhos verdes). A quantidade maior de melanina é a que, no final, determina a cor dos olhos.

Canadá, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia são países onde os olhos azuis são muito comuns.

Os países nórdicos são dos que apresentam uma grande percentagem de olhos azuis, cerca de 80% na Suécia, Finlândia ou Dinamarca. As ilhas britânicas também revelam percentagens elevadas de olhos azuis, cerca de 50% no Reino Unido e 60% na Irlanda. Na França cerca de 40%, enquanto que em Espanha, nos Balcãs e no norte de Itália a percentagem é de 20%. Na Rússia, Alemanha, França, Holanda e outros países do centro e Este da Europa, como a República Checa, Eslováquia, Estónia, Letónia e Lituânia, os olhos azuis estão presentes em grande parte da população.

Sabia que menos de 2% da população tem olhos verdes? A Turquia é o país onde existe um maior número de pessoas com esta cor de olhos.

Se quer saber qual a cor provável dos olhos do seu bebé, pode consultar o site. Aqui, a cor é definida pela cor de olhos dos pais, dos avós e dos tios da criança.