Prevenir as cólicas com uma boa rotina de sono

É comum achar-se que são as cólicas que impedem o bebé de adormecer à noite ou mesmo de o manter a dormir. No entanto, depois de medidas ajustadas pró-sono e alimentação, as cólicas melhoram ao ponto de poderem desaparecer como se por magia.

Por Carolina N. Albino

Especialista em Ritmos de Sono do Bebé

 

Dia após dia, adormecer tranquilamente pode tornar-se difícil sem também uma prevenção de cólicas. É a partir daqui que o sonho de ensinar o bebé a dormir sem artifícios pode “cair por terra” para muitos pais, em especial ao final do dia.  A imaturidade digestiva é uma realidade, no entanto, não é sempre a causa da continuidade das cólicas, especialmente em bebés de termo. Ainda assim, as cólicas no início de vida de um bebé são a causa número um para se começar como não se deseja continuar, no campo do sono.

 

É uma predisposição humana, a de acumular cansaço e fome ao final do dia. É a altura do dia onde o nosso corpo está em maior desgaste, quando mais envelhecem as nossas células; quando, por exemplo, perante uma ligeira condição febril, ela se tende a agravar, e uma ligeira dor tende a intensificar-se e quando por exemplo, o leite materno assume menos concentração calórico-nutritiva. O mesmo (e até maior) desgaste verifica-se nos bebés. Com a agravante que são mais sensíveis e ainda não dominam o autocontrolo físico e emocional.


Os bebés cansam-se 66% mais que um adulto, o que inevitavelmente tem as suas consequências especialmente ao final do dia. O período de maior desgaste começa a observar-se a partir aproximadamente das 17:30h, sendo entre as 18h e as 20:30h o pico do maior desgaste observável (podendo intensificar-se cada vez mais, caso o bebé não esteja a descansar entretanto ou a alimentar-se). Isto é algo observável tanto nos bebés recém-nascidos através das aparentes cólicas, como em bebés mais crescidos através de rabugice e mais estados de choro, dificuldade em acalmar para dormir, bem como nas crianças através de birras e desconcentração. No entanto, à medida que vão crescendo vai diminuindo a sua necessidade de horas de sono, o que também os vai fortalecendo face ao excesso de cansaço acumulado típico do final do dia. Daí que sem outras medidas, só por essa razão, as cólicas tendem a melhorar ou a ganhar outro significante.

 

No entanto, é comum os pais verem as cólicas melhorar dia após dia ao ponto de desaparecerem completamente quando orientam o bebé numa rotina adequada que respeite o seus “timings” de limite, antes do desgaste de extremo - dormir no momento certo e na duração certa, e alimentação reforçada, num intervalo menor, ao final do dia.

 

Eis a combinação de duas recomendações para prevenir e/ou extinguir as cólicas:

 

1 - Rotina de intervalo reduzido ao final do dia


Sesta de final do dia – “Reboost de equilíbrio”:


Mesmo tendo dormido as sestas supostas e de tempo ajustado durante todo o dia, inevitavelmente o bebé vai acumular cansaço neste período. É por isso recomendável que o bebé possa fazer uma sesta, ainda que rápida que o prepare para terminar o dia, sem excesso acumulado de cansaço - um “reboost” (e pode bastar pouco mais que um ciclo de sono - 45m, a máximo 1h). Afinal estas cólicas não eram mais do que um “inesperado” acumular de cansaço (e também inesperadamente, de fome). Ao fazer uma sesta do final do dia vai conseguir-se:

 

- Proteger o excesso de cansaço que inevitavelmente se acumula - agitação, tensão, consumo rápido de energia e acréscimo de fome;

 

- Promover uma alimentação de maior qualidade e quantidade (depois de dormir esta sesta o bebé estará mais calmo para mamar mais, melhor e engolir menos ar);

 

- Vai promover a calma necessária para poder adormecer mais tranquilamente quando for dormir à noite (o sono potencia o sono). A calma que provém de ter estado a dormir, vai evitar que a situação se descontrole quando for novamente acalmar para dormir, após mostrar os sinais de sono;

 

- Vai evitar o descontrolo físico e emocional, a espiral de choro e a tensão abdominal.

 

O intervalo de tempo acordado em qualidade, sem cansaço, após esta sesta, para um bebé pequeno é menor do que a maior parte das pessoas imagina. O bebé cansa-se mais depressa neste período, ou seja vai do cansaço à exaustão em menos tempo. Será importante que se possa proteger o bebé de superestímulos nesta fase do dia.

Comentários