Os medos

Camiões barulhentos, a banheira, uma máquina de cortar relva…

Os bebés de dez meses desenvolvem frequentemente medos relacionados com aspectos normais da vida do dia-a-dia que nunca os tinham incomodado antes.
À medida que o bebé se vai tornando mais consciente do ambiente em que vive e começando a explorar, poderá assustar-se com coisas que não consegue perceber (a água do banho a sair da torneira), os sons ásperos (um caixote de lixo barulhento) ou objectos que saltam (caixa de surpresas).
Ou então, o medo pode não ter nenhuma explicação clara. Normalmente, nesta idade, os medos não passam de uma perturbação passageira se reagir com paciência e calma. Em vez de rejeitar ou de ridicularizar um medo, ajude gradualmente o bebé a ultrapassá-lo.
Introduza lentamente o objecto que o incomoda: por exemplo, pegue no bebé enquanto enche a banheira e prepara o banho, deixando-o vê-la abrir a torneira. Sorria e diga-lhe o que está a fazer e mergulhe a mão dentro de água para lhe mostrar que não é perigoso e que até pode ser divertido.
Se o bebé continuar a demonstrar medo, não se preocupe, ele acabará por conseguir ultrapassá-lo. Por ora, tente afastá-lo ao máximo do objecto que o assusta. Por exemplo, se continuar a recear o som da torneira, encha a banheira e feche a torneira antes de o levar para a casa de banho.
Se aparecerem regularmente novos medos, certifique-se de que o bebé dispõe da segurança de um objecto de conforto. Este objecto poderá aliviar a ansiedade numa situação assustadora como, por exemplo, deixá-lo na creche ou conhecer novas pessoas.
Se souber que está a expor o bebé a uma situação que o assusta, poderá tentar prepará-lo para a situação em questão brincando ao “faz de conta”. Por exemplo, brinque aos médicos antes de uma consulta, ou compre-lhe um carrinho de compras de brincar se ficar nervoso durante as compras na mercearia.
Recomendamos que veja também:
O seu bebé tem 10 meses, Quarta semana
O meu bebé precisa de receber a vacina contra a gripe?
Banho seguro
Criar um ambiente seguro para o sono do seu bebé
Choro do bebé
O seu bebé está feliz?

artigo do parceiro:

Comentários