Quando o bebé nasce, a primeira coisa que os médicos fazem é entregá-lo à mãe para um primeiro contacto. O toque da pele do bebé com o corpo da mãe é o primeiro contacto entre mãe e filho.

Além dos benefícios emocionais, existem também outros ao nível da saúde:

- Reduz imediatamente os níveis de stress da mãe após o trabalho de parto. O stress pode também ser um fator negativo na amamentação e o contacto imediato entre bebé e mãe é essencial para que se crie esse laço.

- Os pais também devem ter o direito de pegar no seu bebé ao colo e encostá-lo ao seu corpo, mal ele nasça. Um estudo realizado em 2007 provou que o contacto do recém-nascido com o pai reduziu o choro e os bebés ficaram mais calmos. Além de que aumenta os laços entre o bebé e o pai.

- Ajuda os bebés mais vulneráveis a regularem a temperatura do seu corpo mais rapidamente. Quando o bebé nasce, a temperatura do corpo desce 2 a 3 graus. Mantê-lo num contacto pele a pele com os pais ajuda a que fiquem mais quentes.

- Promove a iniciação à amamentação de forma mais rápida. A Organização Mundial de Saúde e a Unicef recomendam o contacto físico na primeira hora do bebé fora da barriga da mãe.

- Bebés que estão ao colo das suas mães durante um procedimento médico, choram menos e ficam mais calmos do que se os mesmos procedimentos fossem realizados no berçário, longe do conforto da mãe.