O umbigo do seu bebé

Aquela pequena crosta, semelhante a uma passa de uva, na barriga do seu bebé é o seu umbigo.

Assinala o local onde o cordão umbilical ligava fisicamente o seu bebé a si. Após o nascimento, o cordão é laqueado e cortado, um procedimento indolor para o bebé uma vez que o cordão não tem terminações nervosas. O que resta é o que vê: o coto do umbigo.
O coto secará e acabará por cair em duas a três semanas, por vezes um pouco mais. Até que isso aconteça, terá de o manter livre de infecções e irritações, mantendo o coto seco e limpo.
Ao mudar a fralda: Pode comprar fraldas especiais para recém-nascido que têm um corte na frente para o umbigo. Ou pode dobrar a parte da frente de uma fralda descartável normal ou de pano para que não roce no coto. Isto ajuda a manter a urina afastada do umbigo.
Ao vestir: As roupas de algodão largas, como uma t-shirt, e uma fralda – ou simplesmente uma fralda — permitem ao ar circular, acelerando o processo de secagem.
No banho: Lave o bebé apenas com a esponja até o coto umbilical cair.
Outros cuidados: O coto requer normalmente poucos cuidados especiais. Alguns pediatras aconselham ainda a limpar a zona com álcool de fricção ou outro desinfectante recomendado, o que costumava ser normal. Outros defendem que deixar secar ao ar ajudará a cair um dia ou dois mais cedo. Esta abordagem ganhou popularidade após um estudo Canadiano de 1998 ter demonstrado que os cotos não desinfectados caiam 20% mais rápido que os desinfectados com álcool. Nenhum dos bebés do estudo teve infecções. Uma das desvantagens de não desinfectar é que o coto poderá criar cheiro e um aspecto gelatinoso.
Quando ficar preocupada: Contacte o seu médico caso o coto umbilical tenha um cheiro forte ou se surgir pus no local, particularmente se a área em redor ficar inchada, vermelha e quente ao toque. Resista à tentação de puxar o coto umbilical mesmo que pareça estar mesmo por um fio. Cairá por si próprio em breve e evitará o risco de sangramento.
Recomendamos que veja também: O seu bebé tem uma semana
Como posso saber se o meu bebé está a comer o suficiente?

Dar banho ao recém nascido
O aspecto de um recém nascido
O uso de chupetas
Amamentação para principiantes

artigo do parceiro:

Comentários