O sono do bebé

Crie as condições ideais para uma boa noite. É importante começar bem.

Entre as preocupações normais de todos os pais de um bebé, a questão do sono será a que mais vezes estará na ordem do dia. Terá certamente dúvidas sobre se o seu bebé “dorme bem”. Afinal de contas, o bebé do vizinho já dormia a noite toda com apenas algumas semanas — por isso, o seu também deveria ser assim, não é verdade? Poder dormir uma noite inteira é um daqueles marcos ansiosamente esperados por todos os pais mas, na verdade, esta meta consegue ser menos previsível do que outros marcos de desenvolvimento, como a capacidade do bebé se virar. Todavia, os pais podem ajudar a criar as condições ideais para uma boa noite de sono, procedendo da forma mais adequada logo desde o início — e, mais tarde, usando algumas tácticas testadas e comprovadas. Qual a diferença entre os meus padrões de sono e os do meu bebé?
Os bebés dormem muito — mas nem sempre o fazem quando queremos. O ritmo do sono precisa de algum tempo para se regularizar. Se se informar desde já sobre os padrões de sono dos bebés, estará em melhores condições de prever e prevenir potenciais armadilhas que possa encontrar no caminho. De quantas horas de sono precisa o meu bebé?
Os recém-nascidos dormem em média 16 a 18 horas por dia e todos os bebés continuam a precisar de dormir bastante. Consulte o guia por idades.

Idade Nº aproximado de horas de sono:
Recém-nascido 16 a 20 horas por dia
Três semanas 16 a 18 horas por dia
Seis semanas 15 a 16 horas por dia
Quatro meses 9 a 12 horas mais 2 sestas (2 a 3 horas cada)
Seis meses 11 horas mais 2 sestas (2 horas cada)
Nove meses 11 a 12 horas mais 2 sestas (1 a 2 horas cada)
Um ano 10 a 11 horas mais 2 sestas (1 a 2 horas cada)
18 meses 13 horas mais 1 ou 2 sestas (1 a 2 horas cada)
Dois anos 11 a 12 horas mais 1 sesta (2 horas)
Três anos 10 a 11 horas mais 1 sesta (2 horas)
continua

Comentários