O que conta como primeira palavra?

O bebé balbucia sons aleatórios

O bebé provavelmente não quis dizer nada específico com os balbucios aleatórios que vem pronunciando há meses. No entanto, agora está a aprender a associar os sons que reproduz às coisas que representam. Também está a desenvolver as capacidades físicas para fazer com que isso aconteça.

"A fala é uma combinação não só do uso das vias aéreas e da boca, como também da língua contra o céu-da-boca, o que representa um esforço de coordenação considerável", explica o Dr. Sajjad Yacoob, pediatra no Children’s Hospital de Los Angeles.

Isto significa que as primeiras palavras que o bebé pronunciará conterão provavelmente sons que exigem menos coordenação. "Mamã', por exemplo implica apenas o uso dos lábios", continua Yacoob.

"Dói-dói", por outro lado, exige o uso da língua contra o céu-da-boca, pelo que, normalmente, acontece mais tarde". Contudo, no caso da identificação da verdadeira primeira palavra do bebé, a opinião dos especialistas não passa disso mesmo, uma opinião. Cabe aos pais decidir se uma elocução é uma palavra genuína.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem 11 meses, Segunda semana
Criar um bebé com vontade de aprender
O seu bebé está feliz?
Choro do bebé
Teste os seus conhecimentos de saúde
Pequenas sestas ajudam-me a chegar melhor ao final do dia?

artigo do parceiro:

Comentários