Quando é que um bebé pode comer o primeiro iogurte?

Muitas mães, sobretudo as que o são pela primeira vez, não conhecem a resposta à pergunta. Saiba a partir de idade é que deve dar este alimento ao seu filho

A dúvida é recorrente e comum a muitas mães, sobretudo para as que o são pela primeira vez. «O meu filho tem três meses e disseram-me que a partir dos seis meses poderei dar-lhe iogurte. Não haverá problema em dar-lhe este tipo de alimento a partir dessa idade?», questiona Cristina Rocha, mãe do pequeno Afonso. «Por que tipo de iogurte devo optar? Qual a melhor opção? E que tipos de iogurte não lhe devo dar?», questiona.

«Li também que o iogurte é uma boa opção quando a criança sofre de diarreia. É verdade?», interroga-se. O iogurte é um ótimo alimento, derivado do leite, e por isso rico em cálcio. «Até aos 12 meses não está recomendada a ingestão de leite de vaca, pelo risco de sensibilização às suas proteínas», alerta a pediatra Helena Carreiro. Atualmente existem no mercado iogurtes que são confecionados com o leite de lata que os bebés ingerem a partir dos seis meses.

«Assim, e a partir desta idade, se o bebé já iniciou a diversificação alimentar, pode começar a dar-lhe iogurte, em substituição de uma refeição láctea, nunca esquecendo as regras de introdução dos alimentos novos», sublinha a especialista. «Quanto à segunda questão, na diarreia, o iogurte é uma alternativa ao leite, dado não conter lactose (um açúcar que numa situação de diarreia é mal tolerado pelo intestino)», acrescenta ainda a pediatra.

artigo do parceiro:

Comentários