Maria e João continuaram a ser os nomes mais comuns em 2014

O top 3 das meninas manteve-se igual ao de 2013, no caso dos rapazes, os Franciscos destronaram os Martim. Já em relação ao nome Cátia/Kátia Vanessa não se registou ninguém com esta conjugação.

2014 veio confirmar a tendência dos últimos anos no que diz respeito aos nomes dados pelos portugueses aos seus filhos.

O nome Maria continua a ocupar o primeiro lugar do top de nomes de meninas, com 4809 registos, seguido de Matilde, nome registado 2062 vezes. Em terceiro lugar surge Leonor, com 1859 registos. Segundo os dados fornecidos pelo Instituto dos Registos e Notariado (IRN) os portugueses têm vindo a registar escolhas cada vez mais tradicionais no que toca a nomes. Beatriz, Mariana, Margarida ou Madalena foram alguns dos nomes mais comuns e que pertencem ao top 25. No entanto, há sempre algumas exceções à regra e por isso também tem havido uma crescente escolha dos nomes Luana, Bianca ou Íris.

No caso dos rapazes, nasceram em 2014, 1809 bebés de nome João, 1783 Rodrigos e 1718 Franciscos. Os Martim passaram assim para quarto lugar no top de nomes masculinos, com 1663 registos. O facto de o nome Francisco ter destronado o nome Martim pode estar relacionado com o novo Papa. Ainda foi possível constatar o registo de muitos bebés de nome Santiago, Tomás, Afonso, Guilherme, Pedro, Salvador ou Vicente. Na parte de baixo da tabela dos 25 nomes mais escolhidos para meninos temos Diego, Leandro ou Enzo.

No que diz respeito a diferenças em relação a 2013 e anos passados temos o caso dos nomes considerados como diminutivos, tais como, Rosarinho e Carminho, que passaram agora a ter mais força do que os tradicionais Rosário e Carmo.

No caso de combinações de dois nomes, a Maria Inês continua a ser a combinação mais provável nas meninas, seguida por Maria Leonor, Maria Francisca, Maria Clara e Maria Carolina. À semelhança de 2013, não houve nenhuma Cátia/Katia Vanessa, mas ainda foram registadas 36 bebés Sofias Alexandras, 32 Yaras Filipas e 29 Letícias Sofias. No caso dos meninos João Pedro continua a ser o mais escolhido com 343 registos, seguido por Rodrigo Miguel, Pedro Miguel, Afonso Miguel, e João Miguel. Tivemos também 127 meninos chamados João Maria. Destaque ainda para combinações mais originais tais como: Santiago Alexandre, ou Diego Miguel.

Comentários