Estudos recentes apontam para a importância de os pais modelarem o comportamento de leitura com os seus filhos, explica a psicóloga clínica Teresa Abreu.
Segundo especialistas na área da educação (Zimmerman e colaboradores), o amor pela leitura e pelo conhecimento não pode ser forçado e a criança faz o que vê os pais fazerem.

Os mesmos autores salientam também a importância da conversa, da leitura e do contar histórias a partir dos seis meses, como forma de facilitar a aquisição posterior da linguagem e da leitura, avança Teresa Abreu. E mais, que a leitura mais eficaz se pontua por questões e partilhas com a criança, mesmo quando esta ainda não responde verbalmente.

Isto porque, embora o discurso do adulto seja importante, é igualmente essencial interagir ao máximo com a criança. Resumindo numa ideia, é fundamental que os pais leiam com a criança e não para a criança.

A Academia de Pediatria Americana aponta algumas recomendações com a finalidade de ajudar a interação entre os pais e a criança pela leitura, por exemplo: enquanto se lê para a criança parar, para que olhe as imagens, perguntar o que vê nas imagens e falar da relação da imagem com a história; usar vozes divertidas e sons de animais, sem medo de exagerar, ajuda a criança a ficar entusiasmada com a história.

Texto: Ana Margarida Marques

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