O sono típico desta idade
Agora o seu bebé já está claramente mais crescido, mas continua a precisar de dormir tanto como dantes. Até perfazer dois anos de idade, o seu filho continuará a precisar de cerca de 14 horas de sono por dia, 11 das quais à noite. As restantes correspondem às sestas. Aos 12 meses, ainda precisa de duas sestas, mas quando chegar aos 18 meses poderá já estar pronto para uma só sesta de hora e meia a três horas durante a tarde – um padrão que se poderá manter até aos quatro ou cinco anos. A transição de duas sestas para uma pode revelar-se difícil. A especialista de sono Jodi Mindell sugere alternar os dias em que dorme uma e duas sestas, consoante o tempo que dormiu na noite anterior. Também pode tentar deitá-lo um pouco mais cedo nos dias em que dorme apenas uma sesta.
Como estabelecer hábitos de sono saudáveis
Não há muitas novidades na sua forma de ajudar a criança a dormir melhor nesta idade – novidades não faltarão quando aparecer a resistência para ir para a cama algures entre os 18 meses e os três anos de idade. Para já, a sua aposta é continuar a praticar as estratégias que tem vindo a desenvolver desde que o bebé tinha 6 meses, incluindo:
- Seguir um ritual para a hora de dormir à noite
Uma rotina regular à hora de deitar ajuda o bebé a desacelerar no final do dia e a preparar-se para dormir. Se ele precisar de libertar alguma energia em excesso, pode deixá-lo correr durante algum tempo antes de passar para alguma actividade mais calma, como um jogo sossegado, um banho ou uma história para adormecer. Cumpra o mesmo padrão todas as noites – mesmo quando estiver fora de casa. Os bebés desta idade adoram a coerência; a capacidade de prever quando e como alguma coisa irá acontecer ajuda-os a sentir que controlam a situação. continua

- Cumpra um programa diário consistente, bem como as horas da sesta e de ir para a cama
Como sempre, também é boa ideia definir e cumprir horários consistentes para as sestas e a hora de ir dormir à noite. Se o bebé fizer a sesta, comer e se preparar para ir para a cama às mesmas horas, todos os dias, é muito mais provável que adormeça sem qualquer dificuldade.
- Certifique-se de que a criança consegue adormecer sozinha
Não se esqueça da importância de ensinar a criança a adormecer sozinha todas as noites. Não deve depender de ser embalado, amamentado ou de lhe cantarem uma canção para adormecer. Caso contrário, nunca aprenderá a acalmar-se sozinho se acordar durante a noite. Essa situação também não é a ideal para si – se ele acordar, o mais provável é que chame por si.
- Potenciais armadilhas
Nesta idade, a criança pode sentir dificuldade em adormecer ou poderá acordar com frequência à noite. O motivo por trás de ambos os problemas serão provavelmente as novas etapas de desenvolvimento que está a superar, em especial o facto de começar a andar. A criança fica tão empolgada com as suas novas capacidades que só quer continuar a praticar, mesmo que lhe digam que são horas de ir dormir.
Se resistir ao sono, a maioria dos especialistas recomenda que o deixe na cama durante alguns minutos para ver se se acalma. Caso contrário, pode pensar em aplicar alguma versão da estratégia do “deixar chorar”. Terá igualmente de decidir o que fazer se ele acordar durante a noite, não conseguir voltar a adormecer sozinho e acabar a chamar por si. É perfeitamente aceitável que vá ao quarto confortá-lo. Mas se ele quiser que fique e brinque com ele, lembre-o calmamente de que a noite é para dormir.
Recomendamos que veja também:
O seu bebé tem 12 meses, Primeira semana
O meu bebé ainda não deu os primeiros passos. Devo preocupar-me?
Os ataques de cólera
A consulta de 1 ano
Quando é seguro dar passas de uva?
Dez formas de acalmar o bebé
10 técnicas para dormir melhor
O seu bebé está feliz?