Após os primeiros meses passados com o seu bebé, é normal que tenha pena de o deixar para voltar a trabalhar, mas infelizmente tem de ser e por é necessário arranjar uma solução. Esta passa por contar com os avós, arranjar uma baby sitter ou simplesmente pô-lo numa creche.

A primeira normalmente é sempre a mais cómoda, mas existem situações em que os avós, ou não se encontram tão perto de si, ou não se encontram disponíveis durante essas situações. No que diz respeito à baby sitter é preciso que seja uma pessoa em que confie plenamente para cuidar do seu bebé e em relação à creche esta acaba por ser a mais escolhida pela maioria dos pais, até porque está preparada para receber crianças num ambiente que preenche a rotina dele e ainda o estimula e lhe dá atenção.

Mas lembre-se que se optar por o deixar na creche deve garantir que o seu filho seja bem tratado, pois vai ser nesta que ele irá passar a maior parte do seu dia. Por isso se ainda se encontra com dúvidas acerca deste assunto, descanse porque nós vamos ajudá-la.

No que diz respeito à creche e se é por este método que vai optar, saiba que existem muitos fatores a que deve ter em conta e um deles passa por saber quantas educadoras estão presentes na sala do seu filho, até porque quanto menos educadoras existirem mais difícil será a atenção dada a cada bebé por parte desta. Outro dos fatores é saber se na creche existem profissionais formados em pedagogia, ou seja, que percebam sobre o desenvolvimento das crianças e a importância que deve ser dada a alguns estímulos, afeto e também atenção nos primeiros anos de vida. Faça uma visita guiada pela creche para conseguir perceber se está tudo higienizado da melhor forma e se o ambiente em geral está preparado para receber crianças pequenas, como o cuidado com os móveis, as escadas e os brinquedos.

Converse com as educadoras e também com a diretora, conseguirá sentir se o ambiente é favorável ou não para o seu bebé e procure também referências falando com outras mães que tenham os seus filhos lá. Estas conversas são importantes porque permitem aos pais desenvolver uma relação de maior confiança com o local onde o seu bebé irá ficar. Se chegou a uma conclusão positiva, está na hora de parar e deixar o seu filho lá, mas lembre-se que se estiver insegura com o que está a acontecer ele também estará e será mais difícil conseguir adaptar-se a este novo ambiente.

Quando retomar o seu trabalho precisa de ter muita paciência no começo, porque sabe melhor do que ninguém que o seu bebé estava inteiramente acostumado consigo e agora é normal que tudo seja uma novidade para ele e por isso precisa de adaptar-se a pessoas novas, cheiros novos e como tal ao novo ambiente. O ideal é que antes de o deixar na creche, leve-o um dia consigo nem que seja uma horinha, para ele começar a habituar-se a passar tempo a brincar ali consigo e depois deixe-o só por uma hora para ver como ele reage e vá buscá-lo novamente. Isto vai permitir que se habitue com mais facilidade a esta nova etapa da sua vida.

Se não tem possibilidades de pagar uma creche privada, saiba que as públicas também podem ser uma alternativa, embora um dos contras seja a sua grande procura e por isso é mais frequente que algumas crianças não consigam entrar. Por isso é necessário que procure estas creches com algum tempo de antecedência, para conseguir inscrevê-lo a tempo.

Se nesta fase ainda se encontra dividida sobre aquilo que há de fazer, vamos falar-lhe agora dos prós e contras de cada um.

Baby sitter:

Prós - Não existirá uma mudança na rotina do seu bebé, pois ele vai continuar no seu espaço e vai receber toda a atenção e cuidado de uma só pessoa, não existindo a necessidade de dividir a atenção desta com mais ninguém. É também mais fácil para si controlar a rotina do seu filho.

Contras - Não se esqueça de que esta irá cuidar do seu bem mais precioso e que provavelmente o que você saberá a cerca dela é muito pouco, talvez algumas referências e nada mais. Outro dos contras passa pelo fato de o seu bebé não entrar em contacto com outras crianças e por isso não existir tantas possibilidades de brincar ou desenvolver a sua habilidade social.

Avós:

Prós - Além de serem pessoas da sua confiança, possuem os mesmos valores que os seus e a educação que vão dar ao seu filho é a mesma que você recebeu. Pode ficar descansada enquanto estiver a trabalhar até porque o seu bebé está a ser cuidado por pessoas que gostam verdadeiramente dele.

Contras - Se os seus pais ou sogros tiverem limitações físicas para cuidar do seu bebé, lembre-se que eles não estavam acostumados a esta nova rotina e por isso certifique-se que a presença do seu filho não causará um incómodo para eles.

Creche:

Prós - O seu bebé estará nas mãos de profissionais especializados que conhecem todas as etapas do desenvolvimento das crianças, assim como, da importância dos estímulos que esta deve receber nesta fase da sua vida. O seu bebé também estará em contacto com outras crianças o que lhe permite desenvolver as suas habilidades sociais e de convivência.

Contras - Vai sentir falta do seu ambiente e o facto de estar rodeada de pessoas estranhas pode vir a piorar esse sentimento. Terá de dividir a atenção da educadora com outras crianças e mesmo que elas sejam extremamente carinhosas com estas, a dedicação a cada um é sempre menor. As atividades passam a ser automáticas, até porque existem regras a serem cumpridas.

Contudo é bastante normal que cada um tenha os seus prós e contras e por isso não existe nenhuma forma de lhe dizer qual é que será a opção mais segura. Por isso converse com outras mães e tente aconselhar-se também com os seus familiares, temos a certeza de irão ajudá-la a escolher o melhor para si e também para o seu bebé.