Dos 6 aos 12 meses: O que fazer se o meu bebé chorar no avião

O que devo fazer para não incomodar os outros passageiros?

“Tenho receio de que um bebé a chorar possa incomodar os outros passageiros do avião. O que posso fazer?”
Viajar de avião com um bebé ou criança pequena é uma experiência que os pais encaram com alguma ansiedade e preocupação, por isso o melhor é descansar devidamente antes de iniciar a viagem.
Na verdade, o voo até pode ser uma experiência calmante para o bebé e poderá surpreendê-lo dormindo a viagem toda. Se lhe der de mamar ou o biberão durante a descolagem e na aterragem, é provável que alivie o eventual estalar dos ouvidos, dado que a acção de sugar e engolir alivia a pressão que se acumula nos ouvidos nestas alturas. As palhinhas dos pacotes de bebidas farão o mesmo no caso dos bebés mais crescidos.
Uma vez no ar, andar para trás e para diante no corredor com um bebé agitado é provavelmente menos problemático para os outros passageiros do que se chorar inconsolavelmente horas a fio. Olhar para fora da janela pode distrai-lo e sossegá-lo. O murmúrio do motor ajuda a encobrir um eventual choro mais ruidoso.
Pode estar ainda sujeita ao imenso stress de tentar manter satisfeita outra criança mais velha, em especial se esta quiser correr livremente por toda a parte.
Tenha um saco à mão com muitas novas surpresas e brinquedos para a distrair e evitar que se aborreça. Podem ser fantoches, livros de actividades com elementos tácteis ou bonecos de corda. Uma criança que já consiga pegar num lápis irá certamente gostar de escrevinhar durante alguns momentos. Delícias atractivas para trincar apresentadas em intervalos regulares poderão acalmá-la e mantê-la ocupada.
Tente ignorar eventuais comentários menos simpáticos de outros passageiros. Na maioria dos casos, será alvo da sua solidariedade se a virem a tentar acalmar o bebé. Quem sabe alguma pessoa perto de si não estará disposta a ajudar, distraindo a criança durante alguns minutos. Por vezes, uma cara diferente, menos stressada, consegue alterar completamente a sua disposição.

artigo do parceiro:

Comentários