Dos 6 aos 12 meses: O que é melhor - a chupeta ou o chuchar no dedo?

Os bebés usam a sucção para se acalmar e sossegar.

Mesmo depois de ter lido tanto sobre chuchar no dedo e chupetas, continuo sem saber o que fazer. “A minha filha de 8 meses prefere o polegar, mas dizem que uma chupeta é melhor. Quando deve deixar de chuchar no dedo ou de usar a chupeta? Quer um, quer outro são maus hábitos?

Os bebés usam a sucção para se acalmar e sossegar. A sucção no polegar começa ainda antes do nascimento (existem imagens de bebés a chuchar no polegar dentro do útero) e pode ajudar muito os bebés a lidarem com a tensão. Existem muitas vantagens em deixar os bebés chuchar no polegar e não numa chupeta: o polegar está sempre disponível, não cai ao chão, não se prende à roupa com cordões potencialmente perigosos que podem ficar presos em qualquer lado e é completamente controlado pelo bebé.

As crianças deixam normalmente de chuchar no dedo quando desenvolvem outras formas de se acalmarem e reconfortarem, normalmente aos 4-5 anos de idade, embora muitas o façam durante a noite ou ocasionalmente, quando o stress se torna demasiado, durante muitos mais anos.

Alguns especialistas consideram que o uso da chupeta pode confundir um bebé que esteja a mamar, impedindo-o de pegar no peito correctamente. Contudo, alguns bebés parecem gostar de alternar entre o peito e a chupeta e, se o seu bebé chorar muito e precisar da sucção, uma chupeta pode dar-lhe o repouso de que necessita.

Também não é provável que a criança continue a usar chupeta até demasiado tarde, altura em que poderia ameaçar o bom desenvolvimento dos dentes. Durante os anos em que a criança irá provavelmente usar chupeta, tem ainda apenas os dentes de leite; a dentição definitiva só surge cerca dos 6 anos de idade.

Não é boa ideia tentar “tirar-lhe” o hábito sem que a criança esteja preparada para fazê-lo por sua própria vontade. Não terá provavelmente sucesso e só dará origem a lutas e frustrações desnecessárias para ambas. Se decidir limitar o acesso à chupeta, ajude-a a encontrar o polegar ou ofereça-lhe uma fralda de pano ou brinquedo de peluche para se sentir aconchegada.

artigo do parceiro:

Comentários