Dos 6 aos 12 meses: Já tentou de tudo, e agora?

A chave para ensinar o bebé a dormir toda a noite é a coerência e a paciência

Muitos pais acreditam que existe uma solução mágica para os bebés dormirem a noite inteira. Se ao menos conseguissem descobrir o truque, o bebé começaria de imediato a dormir rápida e facilmente, e assim permaneceria a noite toda. Infelizmente, a realidade não é assim. A chave para ensinar o bebé a dormir toda a noite é apenas a coerência e a paciência.

Cumpra o plano à risca

Uma vez definido o plano para resolver os problemas de sono do bebé, tem de o levar até ao fim. Se, por exemplo, decidir que vai deixar de embalar o bebé para adormecer, não pode ceder à tentação passados apenas cinco minutos — nem 45 minutos. Se mudar de táctica subitamente, estará a dizer ao bebé que pode conseguir tudo o que quiser se insistir muito.
Dê tempo para o plano funcionar. Muitos pais cometem o erro de tentar uma estratégia durante muito pouco tempo. Tentam o plano A durante um ou dois dias e, se não parece funcionar, passam para o plano B. Depois de tentar três, quatro ou mesmo cinco estratégias diferentes, chegam ao fim da linha – e o bebé está perfeitamente confuso. Depois de decidir quanto à forma de lidar com os problemas de sono do bebé, persista durante pelo menos duas semanas.

Estabeleça hábitos de sono saudáveis

Para estabelecer hábitos de sono saudáveis, tem de criar uma rotina de deitar à noite que seja coerente e relaxante, bem como definir e cumprir um horário adequado para a sesta e o sono nocturno. Por vezes, entre as 19h e as 20h30 é uma boa hora para os bebés mais pequenos irem dormir e os bebés maiores não devem dormir para além das 16h, caso contrário o mais provável é terem dificuldades em adormecer à noite. Certifique-se de que o quarto do bebé é um espaço sossegado, cómodo e atractivo.

E se, ainda assim, o seu bebé não dorme...

Se deu realmente o seu melhor e o bebé ainda não dorme a noite inteira, está então na altura de consultar o pediatra.

artigo do parceiro:

Comentários