Dos 6 aos 12 meses: Como dar banho ao bebé

Para a maioria dos bebés, a água morna é muito relaxante.

Com que frequência devo dar banho ao bebé?

Embora alguns pais dêem banho todos os dias, até o bebé começar a gatinhar pela casa e a meter-se em sarilhos não é na verdade necessário dar-lhe banho mais do que uma ou duas vezes por semana. (Basta lavar bem a cara com frequência e limpar cuidadosamente a área dos genitais após cada muda de fralda.) Mas quando lhe der banho, é natural que tenha um pouco de receio de o manusear quando está todo cheio de sabonete e escorregadio, por isso segure-o bem. Para a maioria dos bebés, a água morna é muito relaxante.

Onde devo dar banho ao bebé?
Em vez de usar uma banheira normal, que exige que se ajoelhe ou se incline desconfortavelmente sobre o bebé, permitindo um menor controlo dos seus movimentos, faz sentido usar o faz sentido usar uma pequena banheira de plástico para bebé, que pode colocar em cima de uma mesa ou de uma bancada.

Qual é a melhor forma de dar banho ao bebé?

Veja em seguida como fazer e aquilo de que necessita para facilitar a hora do banho. Com alguma sorte, o banho tornar-se-á num dos momentos mais agradáveis dos dias que passam juntos:

1. Reúna todos os acessórios de banho necessários.
2. Encha a banheira com 5 a 7 cm de água quente mas não a escaldar, a cerca de 38ºC.
3. Leve o bebé para a divisão onde vai tomar banho e dispa-o completamente.
4. Introduza gradualmente o bebé na água, começando pelos pés, usando uma mão para apoiar o pescoço e a cabeça. Verta regularmente copos de água do banho sobre o bebé, para que não fique com frio.
5. Use um gel de duche suave, lavando-o com a mão ou uma luva de lavagem, de cima até baixo, à frente e atrás. Lave a cabeça com uma toalha molhada e com gel de duche suave ou champô para bebé. Use bolas de algodão humedecidas em soro fisiológico para limpar os olhos e a cara. Quanto aos genitais do bebé, é apenas necessária uma lavagem de rotina. Se se tiver acumulado muco seco nos cantos das narinas ou dos olhos, humedeça várias vezes para amolecer antes de retirar.
6. Limpe bem o bebé com uma luva de lavagem limpa, antes de o retirar da água, para que não lhe escorre tanto das mãos.
7. Envolva o bebé numa toalha com capuz e seque-o com pequenas palmadinhas. Se tiver a pele seca ou um pouco de assadura da fralda, poderá aplicar uma loção hidratante suave após o banho.

artigo do parceiro:

Comentários