Dos 6 aos 12 meses: Assadura da fralda

O que causa a assadura do meu bebé?

A assadura do bebé deve-se muito provavelmente a fricção ou humidade, embora também possa ser consequência de uma infecção da pele. Não entre em pânico – lidar com esta situação faz parte das tarefas de cuidar do bebé. Na verdade, mais de metade dos bebés com 4 a 15 meses de idade têm pelo menos uma assadura de fralda em cada dois meses.
Conheça em seguida os diferentes tipos de assadura que o bebé pode apresentar na zona da fralda:

Humidade ou fricção da fralda

O aspecto

Parte da pele que esfrega na fralda do bebé – com maior probabilidade na zona genital e nas ancas e nádegas – pode ficar vermelha e com “bolhas de água”. Ou então o bebé pode apresentar uma erupção plana e vermelha nessas zonas.

A causa

Por vezes, basta a fricção da fralda ou produtos químicos ou fragrâncias de uma fralda descartável ou de um detergente para irritar a pele do bebé e provocar a assadura. Este tipo de assadura é conhecido como dermatite de contacto. No entanto, a causa mais frequente da assadura é a humidade. Mesmo com as fraldas mais absorventes, a pele do bebé fica sempre um pouco húmida. E quando as bactérias das fezes do bebé se misturam com a urina, os químicos da urina decompõem-se, formando amónia, a qual pode ser muito agressiva.
Embora qualquer bebé que permaneça com uma fralda suja durante demasiado tempo fique certamente com o rabinho vermelho, a verdade é que pode acontecer a qualquer bebé com pele particularmente sensível, mesmo que os pais mudem a fralda com muita frequência. Além disso, se o bebé tomar antibióticos, um dos efeitos secundários pode ser a diarreia, o que também pode provocar assadura.

Comentários