Dos 6 aos 12 meses: Alimentar o bebé fora de casa

Apresentamos-lhe algumas orientações para sobreviver às excursões.

Se for como a maioria das mães novatas, alimentar o bebé fora de casa é algo que causa um pouco de ansiedade. Nem sempre é fácil amamentar comodamente ou preparar calmamente um biberão de fórmula quando o bebé está aos gritos num local público. E quando os alimentos sólidos começam a fazer parte da alimentação diária do bebé e tem de fazer malabarismos com boiões, caixas, colheres e babetes — qual a melhor forma de gerir tudo isto?

Apresentamos-lhe aqui algumas orientações para sobreviver às excursões fora de casa desde o primeiro dia até o bebé completar um ano – e indicamos ainda produtos práticos que tornam muito mais fácil a alimentação fora de casa.

Amamentar em público

Olhares indiscretos, o peito a verter leite e um bebé esfomeado que não quer esperar por um local mais adequado para iniciar a sua refeição: no início, amamentar o bebé em público pode ser uma crise de nervos.

O que pode ajudar:

Soutiens de amamentação que possa abrir à frente apenas com uma mão. Ficaria surpreendida com o trabalho que dá desapertar o soutien com o bebé agarrado a si quando não está no seu canto de amamentação em casa. Um soutien que possa abrir só com uma mão ajuda a evitar esses constrangimentos.

T-shirts de amamentação. À semelhança da roupa para grávida, o vestuário para mães a amamentar também já é muito agradável. Pode encontrar T-shirts, vestidos e camisolas que parecem roupa normal, mas que apresentam aberturas discretas na zona do peito, para que o bebé se possa alimentar sem que a mãe fique exposta. Cubra-se. Um lenço leve que possa enrolar facilmente ou fixar com velcro à volta do pescoço dá-lhe a privacidade de que necessita e não sai do lugar — mesmo que o bebé se agarre a ele enquanto está a mamar.

Comentários