Dos 6 aos 12 meses: Adormecer o bebé

Saiba o que fazer para o seu bebé adormecer. Há produtos que ajudam.

"O seu bebé já dorme a noite toda?" É uma pergunta bastante inocente – a menos que o seu bebé seja daqueles que acorda cada vez que pega no comando da televisão ou quando os pais decidem deitar-se. Se for esse o seu caso, coragem! Embora pareça, essas noites de insónia não durarão para sempre. Saiba aqui o que fazer para que o seu bebé durma profundamente e conheça alguns produtos que podem ajudar.

Estabeleça uma rotina

Já se escreveram livros e livros sobre os bebés e o sono, mas tudo se resume a uma estratégia: a rotina. "Normalmente, sugiro uma série de três ou quatro actividades para acalmar e que pode fazer todas as noites, sem falha", diz Jodi A. Mindell, directora adjunta do Sleep Disorders Center do Children's Hospital de Filadélfia e autora de Sleeping Through The Night: How Infants, Toddlers, and Their Parents Can Get a Good Night's Sleep. Até certa medida, mais importante do que o tipo de actividades que inclui na sua rotina, é o facto de as cumprir sempre. Por exemplo, pode optar por incluir o banho, uma massagem e uma história no seu ritual de dormir. Ou então pode alimentar o bebé, embalá-lo durante alguns minutos, colocá-lo no berço e, por fim, cantar uma canção antes de cada sesta e de o pôr a dormir à noite.
"É também importante não esquecer que, apesar de não saberem as horas, os bebés têm mesmo um relógio interno. Cumprir todos os dias um horário para as sestas e para a hora de dormir à noite ajuda a regular esse relógio e ajuda o bebé a adormecer rápida e facilmente", acrescenta Mindell. "Além disso, se esperar demasiado tempo para deitar o bebé, ele ficará excessivamente cansado e terá mais dificuldade em acalmar e adormecer".

O que pode ajudar:

Histórias de adormecer para acalmar. As melhores histórias para adormecer são ritmadas e incluem muitas repetições. Dará por si a sabê-las de cor e, a dada altura, até parece que as começará a cantar. Toalhas de banho macias. Envolver o bebé numa toalha macia após o banho pode ser um momento muito reconfortante da sua rotina. Uma forma de tornar os momentos após o banho ainda mais aconchegantes é colocar a toalha no secador de roupa durante alguns minutos para aquecê-la.

Poltrona deslizante ou cadeira de baloiço. Poucos objectos da parafernália dos bebés serão tão utilizados como uma cómoda poltrona deslizante ou uma cadeira de baloiço – e podem mesmo tornar-se uma componente essencial da sua rotina de deitar — quer simplesmente se deixe embalar, relaxar ou leia a sua história favorita. Uma cadeira de baloiço ou poltrona deslizante bem concebida é algo que nunca deixará de utilizar, quando o baloiço, a espreguiçadeira e a cadeira alta – e rotina de deitar do bebé – forem há muito coisa do passado.

Sugestão: leia histórias no quarto de dormir, se o tiver. Assim, a última parte da rotina de cada noite terá sempre lugar no quarto do bebé.

Comentários