Dos 12 aos 36 meses: Sete segredos para viajar melhor com uma criança pequena

Veja aqui algumas sugestões testadas por outros pais.

Se acaba de ter um filho, sugerimos que encare o seu jovem companheiro de viagem como alguém que irá acrescentar toda uma nova dimensão às suas experiências de viagem. Lembre-se de reduzir as suas expectativas, definir objectivos realistas e encare tudo com calma. Veja aqui algumas sugestões testadas por outros pais para quando viajar com um bebé:

Seja flexível

Viajar com crianças pode ser uma experiência maravilhosa – se se deixar levar pela corrente. Demasiadas novidades em termos visuais e sonoros ao mesmo tempo podem estimular excessivamente o bebé e aqueles que já andam aborrecem-se se tiverem de ficar quietos ou a ver paisagens durante muito tempo sem poder correr e explorar ao seu próprio ritmo acelerado. Defina itinerários simples. Limite-se a uma actividade por dia e verá que é muito mais fácil fazer adaptações de última hora se a criança ficar cansada ou simplesmente quiser passar algum tempo a chapinhar na piscina de crianças do hotel.

Escolha um destino adequado para famílias

Escolha um destino repousante habituado a receber os visitantes mais jovens, para que não tenha de se preocupar demasiado com os pormenores. Recomendamos um destino de repouso na praia, um acampamento familiar, uma estância na natureza ou outros locais igualmente adequados às crianças. Evite as multidões e os estímulos excessivos dos destinos turísticos, zonas sem sombra e outros locais que constituam um desafio adicional quando tem crianças pequenas atrás de si. Procure hotéis preparados para receber famílias e estâncias em que as crianças possam dormir gratuitamente no quarto dos pais e que incluam no preço do quarto refeições gratuitas para as crianças e o buffet de pequeno-almoço.

Leve consigo bebidas e algo para comer

Certifique-se de que leva uma reserva suficiente de água, leite materno ou leite de substituição – e um saco de pequenas coisas para comer, se o bebé já tomar alimentos sólidos – em qualquer viagem. As crianças podem desidratar durante um voo e as mais velhinhas estão sempre ansiosas pelo serviço de refeições (ou recusam a refeição servida no avião quando ela chega). No ar ou na estrada, as apostas mais certas para os bebés mais velhos são comidas fáceis de embalar como boiões de comida para bebé, saquetas de papa de flocos integrais, pacotes pequenos de sumo de fruta, bolachinhas para o bebé ou bolachas com formas de animais e outras pequenas coisas para trincar, adequadas à idade. Lembre-se de levar toalhetes húmidos para os limpar facilmente.

Comentários