Dos 12 aos 36 meses: Dicas para um banho seguro

Comece desde cedo a ensinar à criança as regras elementares de segurança na água.

A hora do banho pode ser divertida, para si e para o seu filho, mas todo o cuidado é pouco. Comece desde cedo a ensinar à criança as regras elementares de segurança na água e lembre-se das seguintes dicas de segurança no banho antes de passar à banheira:

• Esta é a primeira regra e a mais importante: nunca, jamais deixe o seu filho sozinho, por um segundo que seja. As crianças podem afogar-se em menos de 3 cm de água. Se tocar a campainha ou o telefone e achar que tem mesmo de atender, envolva-o numa toalha e leve-o consigo. Não coloque o bebé na banheira com a água ainda a correr (a temperatura pode alterar-se ou a água pode ficar demasiado profunda).

• Torne segura a banheira familiar: as banheiras são extremamente escorregadias, por isso equipe a sua com um tapete de borracha para não deslizar. Não é absolutamente necessária uma protecção almofadada para torneira, mas é útil para proteger a cabeça da criança de impactos dolorosos. Além disso, se tiver divisórias de banheira em vidro, certifique-se de que o vidro é de segurança.

• Regule a água do banho para uma temperatura confortavelmente quente (38ºC). Os bebés e crianças pequenas preferem uma temperatura mais baixa do que um adulto.

• Encha a banheira com apenas 5 a 7 cm de água para os recém-nascidos e bebés até aos 6 meses de idade e, para as outras crianças, nunca acima do nível da cintura (quando sentadas).

• Para os bebés que já se sentam, uma cadeira de banho fixada com ventosas ao fundo da banheira pode dar-lhe uma ajudinha extra. Mas não deixe que isso lhe dê uma falsa sensação de segurança, já que não substitui a necessidade de manter sempre a criança debaixo de olho.

• Ensine a criança a estar sentada (e não de pé) sempre que estiver na banheira.

• Procure um gel de banho suave e champô para bebé. Se não usar um gel de duche indicado para bebé, pode ser irritantes para a uretra, aumentando nesse caso o risco de infecções urinárias. Para evitar que a criança fique demasiado tempo sentada em água cheia de gel de banho, reserve a brincadeira para o início do banho e deixe o gel de duche e o champô para o fim. • Não deixe a criança mexer nas torneiras. Embora para já não as consiga rodar, um dia já terá a força necessária – e isso pode dar origem a ferimentos graves.

artigo do parceiro:

Comentários