Dos 12 aos 36 meses: Com que frequência devo dar banho ao bebé?

Antes de o seu filho começar a gatinhar, um banho diário nao é necessário.

Embora alguns pais dêem banho aos bebés todos os dias, a verdade é que, até que comecem a gatinhar pela casa e a mexer em tudo, um banho diário não é realmente necessário.

Muitos pais e bebés adoram a hora do banho, mas nada indica que os bebés tenham mesmo de tomar banho todos os dias. É na verdade uma decisão sua e do bebé. O uso excessivo de produtos de limpeza intensos, ou mesmo da água da torneira, pode danificar a pele em desenvolvimento dos recém-nascidos. Procure produtos de limpeza suaves de pH neutro ou gel de banho suave concebidos especialmente para bebés e use-os com moderação nas primeiras semanas.

Lavar bem a cara com frequência, limpar a área dos genitais após cada muda de fralda e remover qualquer acumulação evidente de muco será o suficiente para mantê-lo limpo entre os banhos. Mas quando lhe der banho, é natural que tenha um pouco de receio de o manusear quando está todo cheio de sabonete e escorregadio, por isso segure-o bem. Para a maioria dos bebés, a água morna é muito relaxante.

Onde devo dar banho ao bebé?

Em vez de usar uma banheira normal, que exige que se ajoelhe ou se incline desconfortavelmente sobre o bebé, permitindo um menor controlo dos seus movimentos, faz sentido usar uma pequena banheira de plástico para bebé.

Comentários