Dos 0 aos 6 meses: Urticária

O seu bebé tem inchaços na pele? Saiba se tem urticária.

A urticária manifesta-se através de inchaços na pele. Pode surgir com diferentes formatos e tamanhos, mas é geralmente bem definida, com uma zona clara e elevada ao meio, rodeada por um rebordo vermelho. E normalmente causa comichão.
O bebé pode apresentar um grupo de manchas que desaparece após alguns minutos ou algumas horas, mas que surge depois noutra zona do corpo. Se o bebé sofrer um ataque de urticária, esta pode durar entre algumas horas a alguns dias, embora seja possível durar meses. A urticária é comum, mas não é contagiosa.

O que provoca a urticária?

A urticária manifesta-se quando o organismo liberta uma substância química chamada histamina. São tantas as razões para isso acontecer que se torna difícil identificar a causa concreta, mas são estas as mais prováveis:
• Mordidas e picadas de insectos. Se, por exemplo, o bebé for alérgico a abelhas ou a formigas, a urticária pode ser uma reacção à picada ou à mordida.
• Alimentos. O bebé pode ficar com urticária como reacção a algo que comeu, quando já estiver a tomar alimentos sólidos. Ou então pode reagir a algo que a mãe comeu, se estiver a amamentar. Os alimentos com maior probabilidade de provocar reacção são frutos de casca rija, bagas de fruta frescas ou congeladas, tomate e alguns aditivos e conservantes alimentares, para alem dos amendoins, ovos, marisco, chocolate, peixe e o leite de vaca. (Alguns destes alimentos, como o leite de vaca, não se adequam a bebés, mas pode ocorrer uma reacção devido à sua presença no leite materno.) A urticária pode surgir se o bebé for alérgico a uma proteína alimentar ou simplesmente porque o organismo reage a uma substância química presente na comida, libertando histamina. Algumas crianças desenvolvem mesmo urticária simplesmente através do contacto com determinados alimentos – por exemplo, quando sumo de morango entra em contacto com a pele. (Surpreendentemente, esses mesmos bebés poderão não reagir à ingestão de morangos.)
• Alergénios. Os bebés que tenham desenvolvido alergia a gatos podem manifestar urticária quando tocam num gatinho. A urticária pode mesmo ser causada por um alergénio presente no ar, como um pólen.
• Doença. O bebé pode ficar com urticária quando está constipado ou sofre de outra infecção viral. São menos comuns os casos de urticária por infecção bacteriana.
• Temperatura. Por vezes, temperaturas baixas podem causar urticária. O mesmo se aplica a uma alteração súbita da temperatura – por exemplo, quando a pele do bebé aquece depois de ter estado com frio.
• Medicamentos. Os antibióticos e alguns outros medicamentos podem provocar urticária no bebé.

Como tratar a urticária?

Se achar que a urticária do bebé é causada por alergia a um animal de estimação ou a pólenes, dê-lhe banho para eliminar o alergénio várias vezes ao dia. Por vezes, compressas frescas – ou banhos frescos – também aliviam. Pode também tentar aplicar loção de calamina sobre a urticária, usando compressas.
Evite vestir o bebé com roupa apertada na zona onde tem a urticária. Se conseguir identificar a causa, faça os possíveis por futuramente evitar a exposição do bebé.

Em que casos devo consultar o médico?

Telefone imediatamente para o 112 se o bebé apresentar sintomas respiratórios, como respiração sibilante ou falta de ar, se a cara ou a língua incharem ou se desmaiar. Juntamente com a urticária, estes sintomas podem indicar um choque anafiláctico, uma reacção alérgica potencialmente fatal. O sistema respiratório do bebé é tão pequeno que mesmo um pequeno inchaço pode dificultar seriamente a respiração.
Se o bebé estiver incomodado, pergunte ao médico se lhe pode dar um anti- alérgico oral para reduzir a comichão e o inchaço.
Mesmo que o bebé não se sinta incomodado com a urticária, consulte o médico se durar mais do que uma semana.

artigo do parceiro:

Comentários