Dos 0 aos 6 meses: O que fazer quando o bebé não dorme a sesta

Dicas para que o bebé durma o suficiente durante o dia.

Cada bebé tem o seu próprio padrão de sono. Alguns bebés dormem mais à noite, mas quase todos os bebés fazem a sesta.A maioria dos bebés muito pequenos faz três sestas por dia, embora alguns façam duas sestas mais longas. A partir do primeiro ano de idade, muitas crianças fazem apenas uma sesta por dia.

Dicas para que o bebé durma o suficiente durante o dia.

• Tente estabelecer uma rotina. Uma rotina ajuda a criança a saber o que pode esperar. Além disso, ajuda-a a si a determinar a altura do dia em que o bebé está normalmente cansado, com fome ou disposto para a brincadeira. Não tem de ser rígida nem seguir uma rotina ao minuto, mas o facto de algumas coisas acontecerem mais ou menos à mesma hora, todos os dias, pode ajudar a orientar o seu ritmo e o do bebé.
• Deixe que o bebé adormeça sempre no mesmo lugar. Idealmente, ele deveria fazer a sesta no local onde dorme à noite, para associar o sono a um local em particular. Naturalmente, pode ainda fazer a sesta no carro ou na cadeira de passeio se estiverem fora de casa, mas tente dar-lhe a oportunidade de dormir no mesmo local na maioria das vezes. Quando o bebé for para um infantário ou uma ama, a sesta deve ser no mesmo sítio, nos dias em que está em casa.
• À semelhança da hora de ir dormir à noite, passe alguns momentos tranquilos com o bebé antes da sesta. Corra as cortinas, leia um livro ou cante uma canção de embalar para lhe indicar que a hora da sesta está próxima.
• Ponha o bebé a dormir quando ele estiver cansado. Um erro comum de muitos pais é esperarem demasiado para deitarem o bebé para a sesta. Há normalmente uma janela de oportunidade para o bebé adormecer fácil e rapidamente. Se esperar demasiado, o bebé ficará excessivamente cansado e terá mais dificuldade em adormecer. Aprenda a interpretar os sinais do bebé. Alguns bebés esfregam os olhos enquanto outros ficam agitados ou olham para o infinito. Logo que o bebé mostre sinais de cansaço, ponha-o na cama para dormir um pouco.
• Tente ensinar o bebé a adormecer sozinho. Cerca dos três meses de idade, o bebé deve começar a aprender a acalmar-se sozinho até adormecer, quer seja chuchando no polegar, acariciando uma fralda de pano ou um brinquedo favorito, ou simplesmente deixando-se adormecer. Comece a dar ao seu bebé a oportunidade de adormecer sozinho em vez de o embalar ou lhe dar de mamar até a sonolência se instalar. Quando a criança aprender a ser autónoma, verá que até fará sestas mais longas.
Ajudar o bebé a desenvolver bons hábitos de sono requer paciência mas, se os conseguir estabelecer precocemente, isso ajudá-lo-á a dormir muito nos meses e anos futuros.

Comentários