Dos 0 aos 6 meses: O bebé e as rotinas do sono

A rotina de deitar pode ser a chave para uma boa noite de sono.

"O bebé sente-se mais descontraído se souber o que acontece a seguir", afirma a especialista do sono Jodi Mindell. "Quanto mais relaxado estiver, maior a probabilidade de se deixar ir para a cama e de adormecer rapidamente."

Quando o bebé é ainda muito pequeno, com seis ou oito semanas, pode começar a seguir o mesmo padrão todas as noites: verá que o bebé rapidamente apreciará a coerência e a previsibilidade.

Cabe-lhe a si decidir o que incluir na sua rotina. Há a rotina normal de banho, vestir pijama, ler uma história, um pouco de mimo ou jogar um jogo tranquilo. Certifique-se apenas de que escolhe uma actividade que ajude o bebé a acalmar. E embora possa começar a rotina na casa de banho ou na sala de estar, pense que deve sempre acabá-la no quarto do bebé. É importante que o quarto do bebé seja um local agradável, e não apenas um sítio onde o coloca à hora de dormir.

Tornar a hora de dormir um acontecimento agradável, com tempo, atenção e uma grande dose de mimos significa que o bebé irá adorar todo o processo. Se o bebé ficar aborrecido quando a vê sair depois de aconchegar os lençóis, diga-lhe que volta daí a pouco para ver se está tudo bem. O mais provável é que esteja já a dormir profundamente quando regressar ao quarto.

Ideias para rotinas de deitar

As ideias de rotinas de deitar que apresentamos em seguida funcionaram com outros pais.Talvez encontre aqui alguma ideia adequada ao seu caso. Lembre-se de que, muitas vezes, a rotina de deitar também é muito benéfica para os pais, já que são momentos especiais dedicados a estar na companhia do bebé.

Descarregar as baterias

Por vezes é bom deixar o bebé libertar as energias que ainda tem no corpo antes de tentar sossegá-lo para dormir. Por isso, sinta-se à vontade para deixá-lo saltar e pular se for essa a sua vontade. Desde que a uma brincadeira mais agitada se siga uma actividade mais calma e tranquila antes de se deitar – como um banho e uma história para dormir -, este pode ser o primeiro passo em direcção à cama.

continua

Ponha-o de molho

Um dos momentos mais apreciados de muitas rotinas de deitar é a hora do banho. Sentar-se em água morna é uma experiência apaziguadora e, depois, aquecer, limpar e secar o bebé é uma óptima forma de abrir caminho para a hora de ir dormir. O banho é também uma ocasião fantástica para o seu companheiro passar alguns momentos especiais com o bebé, especialmente se estiver a amamentar e ele ainda não puder ajudar nas refeições.

"Todas as noites, o meu marido toma banho com a nossa bebé", conta Elisa Quadros. "Tem feito isso desde a primeira vez que ela pôde tomar um banho a sério e ela adora tanto como ele." Se o seu bebé ficar excitado durante o banho ou se não gostar, exclua-o da rotina de deitar; tente antes uma tranquila sessão de mimos ou leia uma história. E não se esqueça de espreitar as nossas dicas para um banho seguro.

Tratar de coisas sérias

A rotina de deitar do bebé pode incluir lavar as mãos e a cara, escovar as gengivas ou os dentes, mudar a fralda e vestir o pijama. É particularmente importante iniciar a escovagem dos dentes logo desde cedo, para que o bebé se habitue.

Jogar um jogo

Jogar um jogo tranquilo na sala de estar ou no chão do quarto do bebé é uma óptima forma de passar um bom bocado com ele antes de ir dormir. O jogo pode ser tão simples como uma série de típicos “cucu!” – tudo o que o entretenha sem o excitar estará óptimo. Antes de o deitar, esconda alguma coisa no berço para ele encontrar – um brinquedo, um postal, um objecto brilhante – e depois fale com ele sobre isso. (Não se esqueça de tirar o objecto antes de sair.)

Converse um pouco

A hora de dormir é uma excelente oportunidade para os pais conversarem um pouco com o bebé. Se não souber bem o que deve dizer, basta falar sobre como foi o dia do bebé. "Quando colocamos o nosso filho Jacob no berço, um de nós senta-se na cadeira de baloiço ao lado dele, com a luz apagada, e fala sobre o dia que passou". "É uma coisa que o descontrai."

Dizer boa noite

Muitos bebés gostam de ser transportados pela casa toda a dizer boa noite às pessoas, aos brinquedos favoritos e a outros objectos. "Uma das nossas rotinas de deitar preferidas é dizer boa noite a todos os peluches do Simão, um a um", diz Maria Santos.

continua

Leia uma história para adormecer

Entre as rotinas de deitar preferidas de todos os tempos, o principal rival da hora do banho é a história para adormecer. "Todas as noites, lemos dois a quatro livros ao nosso filho ", conta Catarina Palma. "Lemos-lhe desde as oito semanas de idade". Não só o bebé aprenderá a reconhecer palavras novas – estudos demonstraram que as competências linguísticas e mesmo a inteligência podem beneficiar da exposição do bebé a um amplo vocabulário – como também beneficiará do tempo que passa consigo.

Entoar uma canção

O tempo já deu provas de que cantar uma canção de embalar é uma boa forma de ajudar o bebé a adormecer. O bebé adora ouvir o seu som favorito – a voz da mãe – e a melodia suave e calmante consegue descontraí-lo. "Escolho duas canções diferentes todas as noites e depois termino com a nossa canção de embalar preferida”, diz Susana Redes mãe de dois filhos. "Os miúdos aprenderam a reconhecer que essa é a despedida." Se não se lembrar da letra nem da música das suas canções favoritas, veja as nossas canções de embalar e refresque a memória.

Ouvir um pouco de música

Colocar um CD ou uma cassete com canções de embalar, música clássica ou outras músicas ao gosto das crianças enquanto prepara o bebé para dormir – e, depois, deixar ligado quando sair – pode ajudar na transição da vigília para o sono. A música suave possui o dom de acalmar os bebés, com a mais-valia de isolar eventuais ruídos do exterior.

Na medida do possível, cumpra sempre a sua rotina habitual, mesmo quando não está em casa – assim poderá ser mais fácil acalmar o bebé em ambientes que não conhece.

artigo do parceiro:

Comentários