Dos 0 aos 6 meses: Guia de massagens para bebés

Massagem do bebé para principiantes. Siga este guia.

Os bebés simplesmente adoram ser tocados. Na verdade, é algo que os estimula – trata-se de uma componente essencial do seu crescimento e desenvolvimento. Todo o contacto de pele não só ajuda os pais e o bebé a estabelecerem um elo de ligação, como também consegue reconfortar o bebé quando está incomodado e alivia as cólicas. Os seis procedimentos simples da massagem "I Love You" podem ajudar a começar.

PREPARAÇÃO

Prepare uma superfície quente e plana para deitar o bebé – uma manta sobre um chão com alcatifa serve na perfeição. Aplique nas palmas das mãos um pouco de óleo para bebé ou óleo vegetal puro e esfregue as mãos para aquecê-las e também o óleo. Tente olhar nos olhos do bebé e cantar ou falar com ele enquanto o massaja. Além disso, preste atenção à reacção do bebé: se lhe parecer que não está a gostar, tente um toque mais leve, ou pare simplesmente.

sapo família - johnson -196x240 sapo família - johnson -196x240 sapo família - johnson -196x240
De frente para o bebé, utilize dois ou três dedos para desenhar a letra "I" no lado direito do abdómen com movimentos firmes mas suaves. Comece por baixo das costelas e desça em direcção à articulação da anca, usando o óleo para deslizar bem.
De seguida, deslize da esquerda para a direita ao longo do abdómen do bebé, formando a haste mais longa de um "L" virado de lado.
Faça uma passagem curta para baixo no lado direito da barriga, de modo a completar o "L."
sapo família - johnson -196x240 sapo família - johnson -196x240 sapo família - johnson -196x240
Para começar a última letra, o "U" ao contrário, pressione para cima a partir do osso da bacia do bebé, no lado esquerdo da barriga. Para o segmento central do "U", deslize os dedos ao longo da parte superior da barriga do bebé. Por fim, para terminar o "U", deslize para baixo, ao longo do lado direito da barriga do bebé.

Comentários