Dos 0 aos 6 meses: Como conseguir que o bebé durma a noite inteira

Nos primeiros meses, a noite toda significa cerca de seis horas seguidas.

Nos primeiros meses, considera-se que o bebé dormiu a noite toda se conseguir dormir apenas seis horas seguidas. Quando completam o primeiro ano de vida, a maioria dos bebés dorme 10-12 horas por noite. Pode começar por regular os padrões de sono do bebé e incutir-lhe bons hábitos de sono, logo desde cedo. Infelizmente, nos primeiros dias após o nascimento, não há mesmo nada que possa fazer para controlar os padrões de sono do bebé, já que dorme quando e onde lhe apetece: se estiver cansado, nada consegue mantê-lo acordado; pelo contrário, se não estiver cansado, nada o porá a dormir. No entanto, logo desde o primeiro dia, pode:

• Dar ao bebé um "objecto de transição". O mais provável é que este objecto de segurança – como uma fralda de pano ou um animal de peluche – se torne no mais apreciado objecto que ajuda o bebé a acalmar e a adormecer. Uma óptima forma de fidelizar o bebé a uma fralda ou um boneco é mantê-lo sempre perto de si, para que adquira o seu “odor de mãe”. Os bebés possuem um forte sentido de cheiro e, quando ficam despertos (o que acontece frequentemente durante a noite), o cheiro da proximidade da mãe pode ser muito reconfortante e ajudá-los a voltar a adormecer.

• Distinga o sono da simples sonolência. Nos primeiros tempos de vida, o bebé pode transitar rapidamente entre estados de sonolência e vigília. Aperceba-se dos sinais manifestados pelo bebé e tire partido deles: se o bebé adormecer a mamar ou quando o leva ao colo, deite-o num local para dormir à sua escolha, como uma alcofa, uma cama de grades ou uma cadeira de passeio. Se ele estiver acordado, estimule esse estado de alerta e interaja com ele. Ao distinguir entre os períodos em que dorme e que está acordado, estará a ajudá-lo a associar o sono a um local adequado.

• Distinga o dia e a noite. Embora os bebés acabem por dormir mais horas à noite, muitos recém-nascidos confundem o dia e a noite. Para ajudar o bebé a aprender a usar as horas nocturnas para períodos de sono mais longos, ajude-o a diferenciar as sestas da hora de dormir à noite. À noite, comece a implementar rotinas de deitar – brincar tranquilamente, ler, banho morno, vestir o pijama, cantar, embalar, aconchegar os lençóis e escurecer o quarto.

• Aborde as refeições nocturnas de modo diferente das refeições diurnas. Dado que o recém-nascido precisa constantemente de se alimentar, isso significa que irá acordar várias vezes durante as horas de sono dos pais. Por conseguinte, para garantir que essas refeições nocturnas se mantêm funcionais e menos perturbadoras, a Dra. Penelope Leach, sugere que os pais mantenham a tranquilidade durante as refeições nocturnas e que interajam muito com o bebé durante as refeições diurnas. Por outras palavras, quando o bebé começar a ficar agitado e a chorar a meio da noite, pegue nele de imediato e alimente-o antes que tenha a oportunidade de despertar. Se o bebé dormir consigo, será ainda mais fácil. Não fale nem ligue a luz, mantenha simplesmente o ambiente sossegado e propício ao sono que estabeleceu anteriormente, para que o bebé perceba que não é altura de brincar. Durante o dia, faça exactamente o oposto: trate as refeições como uma oportunidade para os mimos, as canções, a conversa e a interacção com o bebé.

 

Comentários