Dos 0 aos 6 meses: Com que frequência devo dar banho ao bebé?

Antes de o seu filho começar a gatinhar, um banho diário não é necessário.

Embora alguns pais dêem banho aos bebés todos os dias, a verdade é que, até que comecem a gatinhar pela casa e a mexer em tudo, um banho diário não é realmente necessário. Muitos pais e bebés adoram a hora do banho, mas nada indica que os bebés tenham mesmo de tomar banho todos os dias. É na verdade uma decisão sua e do bebé. O uso excessivo de produtos de limpeza intensos, ou mesmo da água da torneira, pode danificar a pele em desenvolvimento dos recém-nascidos. Procure produtos de limpeza suaves de pH neutro ou gel de banho suave concebidos especialmente para bebés e use-os com moderação nas primeiras semanas.

Lavar bem a cara com frequência, limpar a área dos genitais após cada muda de fralda e remover qualquer acumulação evidente de muco será o suficiente para mantê-lo limpo entre os banhos. Mas quando lhe der banho, é natural que tenha um pouco de receio de o manusear quando está todo cheio de sabonete e escorregadio, por isso segure-o bem. Para a maioria dos bebés, a água morna é muito relaxante.

Onde devo dar banho ao bebé?

Em vez de usar uma banheira normal, que exige que se ajoelhe ou se incline desconfortavelmente sobre o bebé, permitindo um menor controlo dos seus movimentos, faz sentido usar uma pequena banheira de plástico para bebé.

Qual é a melhor forma de dar banho ao bebé?

Veja em seguida como fazer e aquilo de que necessita para facilitar a hora do banho. Com alguma sorte, o banho tornar-se-á num dos momentos mais agradáveis dos dias que passam juntos:

1. Reúna todos os acessórios de banho necessários.

2. Certifique-se de que a divisão está quente e que a água do banho está confortavelmente quente, mas não a escaldar; uma temperatura de cerca de 38ºC tem demonstrado ajudar os bebés a reter o calor do corpo.

3. No caso dos recém-nascidos e dos bebés até aos seis meses de idade, encha a banheira com cerca de 12 cm de água ou o suficiente para que o bebe fique imerso na água com os ombros tapados. No caso das crianças mais crescidas, nunca encha a banheira acima do nível da cintura (sentadas).

4. Leve o bebé para a zona do banho e dispa-o completamente.

5. Introduza gradualmente o bebé na água, usando uma mão para apoiar o pescoço e a cabeça.

6. Use um gel de duche suave e lave-o com a mão, uma toalha de flanela ou uma esponja, de cima a baixo, à frente e atrás. Lave a cabeça com uma toalha molhada e com gel de duche suave ou champô para bebé. Use bolas de algodão humedecidas em soro fisiológico para limpar os olhos e a cara. Quanto aos genitais do bebé, é apenas necessária uma lavagem de rotina. Se se tiver acumulado muco seco nos cantos das narinas ou dos olhos, humedeça várias vezes com um pedaço de algodão para amolecer antes de retirar.

7. Limpe bem o bebé com uma toalha de flanela limpa, antes de o retirar da água, para que não lhe escorregar das mãos. 8. Envolva o bebé numa toalha e seque-o com pequenas palmadinhas. Se tiver a pele seca poderá aplicar uma loção hidratante suave após o banho. Se apresentar alguma irritação na zona da fralda use um creme contra assadura.

artigo do parceiro:

Comentários