Dos 0 aos 6 meses: Acne do bebé

O meu bebé tem borbulhas no queixo. Será acne?

Sim, pode ser. A acne no bebé é muito comum. Pode manifestar-se logo à nascença mas o mais frequente é aparecer após cerca de duas semanas, normalmente nas bochechas e, às vezes, na testa, queixo e mesmo nas costas.
Estes pequenos pontos brancos podem aparecer rodeados de uma zona avermelhada. Poderão acentuar-se quando o bebé tiver calor ou estiver agitado ou se a pele ficar irritada com saliva, leite bolçado ou tecidos um pouco mais ásperos ou que foram lavados com um detergente inadequado.

Já agora, se o seu bebé tinha pequenos altos na cara quando nasceu e estes desapareceram após algumas semanas, isso é designado por milia e não tem qualquer relação com a acne. Se a irritação lhe parecer mais um prurido ou escamação do que simplesmente borbulhas ou se surgir noutras partes do corpo, o bebé poderá ter algo diferente, como crosta láctea ou eczema.

Qual será a causa da acne do meu bebé?

À semelhança da acne da adolescência, não existe uma resposta definida. Durante algum tempo, os especialistas afirmavam que a causa residia nas hormonas que os bebés recebem das mães no final da gravidez. No entanto, os investigadores continuam a estudar outros factores e não chegaram ainda a acordo sobre o “culpado”. Por exemplo, se tomar determinados medicamentos durante a amamentação ou se o bebé tomar alguns medicamentos, estes poderão provocar a acne no bebé.

Quanto tempo demora a passar?

Normalmente, a acne do bebé desaparece passadas algumas semanas, mas pode permanecer durante meses. Se não desaparecer ao fim de três meses ou se estiver preocupada, fale com o pediatra.
Até lá, o que posso fazer para melhorar o aspecto da pele do bebé? Bom, há algumas coisas que não deve fazer. Não aplique cremes nem óleos na pele do bebé, já que podem piorar a acne. Não use os medicamentos de venda livre para tratamento da acne. E não esfregue. A acne do bebé não é provocada por sujidade.
Na verdade, lavar demasiado pode irritar ainda mais a pele do bebé, por isso não limpe excessivamente. Basta lavar a cara do bebé com água e um gel duche suave para bebé, uma vez ao dia, e depois seque suavemente.
A paciência é normalmente a melhor estratégia. A acne do bebé não o incomoda minimamente, por isso tente que não a incomode a si também.

artigo do parceiro:

Comentários