Dicas para simplificar os primeiros dias a seguir ao nascimento

Planear e organizar pequenas tarefas antes de o bebé nascer poderá facilitar o “caos” característico dos primeiros tempos em que os pais regressam da maternidade. Conheça algumas das estratégias possíveis.

O desafio é enorme nos dias a seguir ao nascimento porque são exigidos cuidados essenciais ao bebé, relacionados com a amamentação, o sono e a higiene.

Antecipar algumas das dificuldades mais comuns no pós-parto poderá ser facilitador para os casais. Por esta razão, a psicóloga clínica Teresa Abreu enuncia algumas estratégias para facilitar o “caos” característico dos primeiros tempos a seguir ao bebé nascer:
- Sejam práticos. Tenham reservadas refeições congeladas para as primeiras semanas.
- Podem sempre optar por desligar os telefones e encarregar um familiar de comunicar com os familiares e os amigos. Outra hipótese é preparar uma mensagem gravada para deixar no telefone.
- Controlem as visitas em casa, em prol do descanso e tranquilidade, pois isso é facilitador das rotinas do bebé e a sua autorregulação nos primeiros tempos de vida.
- Sempre que possível aproveitem a rotina dos bebés para reservar algum tempo para descansar (dormir, ir ao café, ir à farmácia, sair de casa).
- Se tiverem alguém que fique com o bebé durante uma hora que seja, já é positivo, pois a mãe ou o pai ou ambos podem “desligar-se” para renovar energias.
- Partilhem as suas vivências e dúvidas com pessoas da sua confiança.
- Esclareçam as vossas dúvidas com o seu médico assistente.

Texto: Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre gravidez no Facebook A Nossa Gravidez

artigo do parceiro:

Comentários