O processo de vínculo com o bebé refere-se a uma ligação emocional entre os pais e o bebé e é conhecido por influenciar a forma como este responde ao stress, como aprende novos comportamentos e competências sociais.

De acordo com a National Childbirth Trust, uma organização inglesa que apoia pais desde a gravidez até à infância, “a forma como o bebé se relaciona com os pais é uma base importante nas emoções da criança e nas relações que ela venha a ter no futuro. Por isso, é um processo crucial”. Mas também alerta que este é um processo que pode demorar algum tempo, e que os pais não se devem sentir mal com a situação.

A depressão pós-parto também pode ser um entrave para criar um vínculo forte com o bebé. Por isso, aos primeiros sinais fale com o seu médico e companheiro. Não deixe a situação “arrastar-se”. É fundamental pedir ajuda.

Para ajudar a desenvolver um vínculo com o bebé, aqui ficam 5 dicas para os pais:

- Manter um contacto físico com o bebé, como o contacto pele-com-pele e massagens leves;

- Interagir com o bebé de forma regular, como falar com ele, ler uma história e cantar;

- Relacione-se com outros casais que foram pais recentemente e observe a forma como eles se relacionam com os seus bebés. Partilhe também a sua experiência.

- Siga a sua intuição.  Não há uma forma certa ou errada quando se é mãe, pois cada bebé é um bebé.

- Os companheiros também tê um papel fundamental neste processo. Devem envolver-se desde o primeiro momento, como ajudar a mudar as fraldas, estar presente no momento da amamentação, e usufruir igualmente do contacto pele com pele.